Pular para o conteúdo

TERAPIAS ALTERNATIVAS NO MUDI/UEM

Inscrições Abertas

O projeto de extensão “Terapias Alternativas como Ferramentas para o Desenvolvimento do Bem-Estar Individual e Coletivo”, realizado pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da UEM, está com inscrições abertas.

Desde 2019, oferecemos práticas de Meditação Transcendental, e a partir do segundo semestre de 2024 ampliamos nossa atuação,  oferecendo atendimento atualmente por meio das técnicas de Reiki, Auriculoterapia, Aromaterapia, Terapia Comunitária Integrativa,  Homeopatia, Hipnoterapia, Barra de Access, Cone Hindu, Yoga e Biomagnetismo.

⚠️ ATENÇÃO:

  • No formulário de inscrição, é possível escolher apenas uma terapia.
  • As vagas são LIMITADAS e exclusivas para servidores, discentes (graduação e pós-graduação) e docentes da UEM.
  • Você será contactado assim que surgir uma vaga.

📍 Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

Para mais informações, entre em contato com a equipe do MUDI. Aproveite essa oportunidade para cuidar do seu bem-estar! ✨💚

Saiba mais sobre as terapias ofertadas:

  • A Meditação Transcendental (MT) é uma técnica complementar, simples e natural, que poderá ser implementada visando melhorar a qualidade de vida dos praticantes, considerando que ela pode ser associada ao tratamento da depressão, ansiedade, diabetes, hipertensão, tabagismo, além de contribuir para a melhora no rendimento escolar, pode refletir na melhoria das relações sociais dos indivíduos.
  • O Reiki é uma prática de cura energética que envolve a imposição das mãos para canalizar energia vital (ki) com o objetivo de promover o bem-estar emocional e físico, podendo reduzir a dor e o estresse em pacientes submetidos a tratamentos médicos, como cirurgia e quimioterapia.
  • A Auriculoterapia é uma técnica derivada da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza estímulos em pontos específicos da orelha para tratar diversas condições de saúde, como dores e problemas emocionais. Tem sido estudada principalmente para o tratamento da dor e condições associadas ao sistema nervoso, alguns estudos comprovaram que é eficaz no tratamento de dores agudas e crônicas, além de poder ser útil na redução de sintomas de insônia e melhoraria da qualidade do sono.
  • A Aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, emocional e psicológico. Esta abordagem tem raízes na medicina tradicional, mas tornou-se popular no contexto da medicina alternativa e complementar.
  • A Terapia Integrativa Comunitária (TCI) é um espaço público de promoção de saúde e partilha das nossas inquietações e conquistas, onde sabemos que não seremos julgados. A regra: para que a TCI aconteça num clima de respeito e confiança, precisamos seguir algumas regras como o silêncio para respeitar a fala do outro e para uma escuta dupla.
  • A Homeopatia é um sistema terapêutico desenvolvido no final do século XVIII por Samuel Hahnemann, que se baseia no princípio da “lei dos semelhantes”, onde substâncias que causam sintomas em uma pessoa saudável podem, em doses extremamente diluídas, tratar sintomas semelhantes em uma pessoa doente.
  • A Hipnoterapia tem se mostrado uma ferramenta eficaz no tratamento de diversas condições emocionais e psicológicas, incluindo ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio. Através de técnicas de relaxamento profundo e sugestões positivas, a hipnose pode ajudar a reprogramar padrões de pensamento negativos e promover o bem-estar mental.
  • A Barra de Access é uma ferramenta terapêutica criada por Gary Douglas em 1990, como parte do Access Consciousness. Ela consiste no toque suave em 32 pontos específicos na cabeça para liberar bloqueios mentais e emocionais, ajudando a superar limitações e expandir a consciência. A prática oferece benefícios como redução do estresse, aumento da clareza mental, melhoria do sono, transformação de crenças limitantes e maior bem-estar.
  • O Cone Hindu consiste em uma técnica de limpeza energética, mental e física, que foca especialmente na desobstrução do ouvido, nariz e garganta. Também conhecido como cone chinês ou vela de ouvido, é utilizado há milhares de anos, tendo origem na China.
  • A Yoga é uma prática milenar que se traduz na união do corpo, mente e alma. Combina posturas físicas (ásanas), controle da respiração (pranayama) e meditação para promover o equilíbrio físico e mental. Essa conexão é a intenção do Yoga: união com o Eu Verdadeiro, o Atma.
  • O Biomagnetismo é uma terapia alternativa que utiliza ímãs para a restauração do equilíbrio ácido-base no corpo e auxilia no tratamento de diversas doenças. A prática é baseada nos desajustes do pH de órgãos e tecidos que permitem o desenvolvimento de patógenos (bactérias, vírus, fungos e parasitas), e que a aplicação de ímãs em pontos específicos do corpo pode corrigir esses desequilíbrios, incluindo infecções e doenças crônicas.