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Normas

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NORMAS PARA ATUAÇÃO NO MUSEU COMO COORDENADOR E PARTICIPANTE EM PROJETOS, MONITOR E  ESTAGIÁRIO

1- O atendimento ao público no PROMUD será realizado por profissionais de nível superior que terão o status de estagiários voluntários,  por grupos da comunidade especialmente treinados para recebimento de público no Museu, por monitores selecionados entre os alunos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou particulares e por acadêmicos de prática de ensino.
2- Os alunos monitores serão categorizados em : Monitor 1, Monitor2 e Monitor3. Cada categoria contará com atribuições gerais e específicas, conforme descrito a seguir neste documento.


COORDENADOR E PARTICIPANTES DE PROJETO:

1 - Os subprojetos, ou projetos de áreas específicas do conhecimento, poderão ser coordenados por professores do ensino superior, ou por técnicos de nível superior de comprovada competência na área, conforme normas vigentes na UEM.

Compete aos coordenadores e participantes dos projetos:

- Elaborar projeto de extensão para aplicação no PROMUD, em conformidade com a sua área de atuação, respeitando as normas vigentes na UEM, e ao mesmo tempo, contemplando as necessidades do PROMUD;
- Elaborar relatórios periódicos de acordo com as normas da UEM e repassar uma síntese dos aspectos quantitativos e qualitativos para o sistema de banco de dados do PROMUD;
- Atuar de forma cooperativa com os coordenadores das diversas áreas temáticas, buscando fortalecer as atividades interdisciplinares e transdisciplinares;
- Realizar estudos teóricos e práticos que lhe propiciem o conhecimento das normas que regem  o funcionamento do projeto e que dêem suporte às suas atividades, visando a ampliação da compreensão da dinâmica do Museu como um todo;

- Orientar e supervisionar a atuação dos monitores que estão exercendo atividades acadêmicas complementares, bem como dos estagiários voluntários;
- Colaborar para a viabilização das atividades de docentes e discentes, de cursos em que a prática de ensino for obrigatória, que estiverem atuando no PROMUD no desenvolvimento de tais atividades;
- Atuar no processo de pré-seleção  e de seleção de acadêmicos e estagiários voluntários para atuação no programa;
- Programar e atuar como ministrante de cursos de capacitação para monitores, juntamente com outros docentes, monitores3 e estagiários voluntários;
- Incluir e excluir participantes sempre que necessário, respeitando as normas da  instituição.
Investigar junto ao público e monitores as críticas e sugestões direcionadas ao programa; avaliar a pertinência das mesmas e, quando necessário, elaborar e aplicar estratégias para atendê-las;

- Programar e executar atividades de educação continuada para os monitores 3 e  estagiários voluntários e participar junto com eles da programação e execução das atividades de educação continuada  para os monitores 1 e 2;

- Quando necessário, orientar o público durante o processo de visitação ao PROMUD;
- Prestar esclarecimentos e oferecer oportunidades para que o monitor 1 possa interagir com o público e que os monitores 2 e 3 possam ampliar sua competência;
- Detectar as necessidades e, a partir delas, atuar na programação, bem como ministrante de palestras e cursos para monitores 1, 2 e 3 e para a comunidade;
- Atribuir atividades para todas as categorias de monitores, em especial para a categoria 3;
- Realizar escalas de trabalho para os monitores 3 e supervisionar as escalas de trabalho por eles realizados para os monitores 1, 2 e estagiários voluntários;
- Realizar um esquema de revezamento com outros docentes do programa, de forma que sempre haja dois docentes responsáveis de plantão que auxiliem os monitores 3 na resolução dos problemas emergenciais;
- Atuar na programação e coordenação da seção de eventos promovidos no âmbito do PROMUD, sendo obrigatória a participação de todos na Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar;
- Promover e participar do processo de avaliação do desenvolvimento do programa e do processo de avaliação de monitores, visando a ascensão de categoria;
- Colaborar com o controle da freqüência dos monitores e estagiários;
- Identificar e mobilizar novos docentes sensíveis ao trabalho do programa para que possam integrá-lo;
- Contribuir para a manutenção da ordem e das condições de funcionamento dos projetos do PROMUD;
- Colaborar no trabalho de conservação do acervo e de limpeza e manutenção do Museu.
- Publicar os resultados de seus projetos em anais de eventos e em periódicos.
- Encaminhar projetos para órgão de fomento visando melhorias no Museu.


SELEÇÃO DE MONITORES

1-Os monitores serão selecionados através de avaliação teórico-prática e de entrevista, sendo que na entrevista será considerado o desempenho acadêmico, a capacidade de comunicação e a disponibilidade de horários compatíveis com as atividades de cada projeto e do programa;

- Os monitores voluntários deverão ter dedicação de no mínimo 8 horas semanais e os monitores bolsistas, no mínimo 12 horas.

2-A instituição de ensino superior de origem do acadêmico fará uma pré-seleção, de acordo com critérios próprios. A seguir, o programa oferecerá um curso de treinamento com duração de 20 horas. Nas 4 primeiras horas será realizado um  trabalho onde o aluno tomará conhecimento das propostas de trabalho do programa, e de sua dinâmica operacional como um todo. Nas 16 horas restantes, os alunos serão divididos em grupos e terão um curso teórico-prático voltado à área específica em que irão iniciar sua atuação no programa. Após o curso será realizada  a avaliação, considerando-se o contido no item 3;

3-A avaliação terá caráter classificatório, sendo que os primeiros colocados terão prioridade no processo de convocação e de distribuição de bolsas. Em havendo disponibilidade de vagas para voluntários e interessados em ocupá-las, as mesmas serão preenchidas, respeitando-se a ordem de classificação;

- Quando da distribuição de bolsas terão prioridades os monitores da categoria 3.

4-A desistência de um monitor bolsista implicará na nomeação de um substituto constante da lista de classificados. Em havendo classificados  que já se encontram atuando como voluntários por período superior a trinta dias na área em que surgiu a vaga, independente da classificação, o voluntário terá prioridade para convocação;

5-Se o número de vagas for inferior ao número de voluntários serão utilizados como critérios de seleção:
-Tempo de atuação como voluntário na área em que houve vacância;
-Série que se encontra cursando;
-Média global.

   6- O ingresso do monitor será sempre na categoria 1.


ATRIBUIÇÕES E HIERARQUIA DOS MONITORES


COMPETE AO MONITOR 1

- Realizar estudos teóricos e práticos que dão suporte às suas atividades no programa, visando à aquisição de sua autonomia enquanto orientador junto ao público;
- Acompanhar o monitor 2 durante o trabalho de orientação ao público e, gradativamente, assumir o trabalho de orientação;
- Participar das atividades de educação continuada programada por professores e pelos monitores 3;
- Participar do processo de avaliação do desenvolvimento do programa e do processo de avaliação de monitores, visando à ascensão de categoria;
- Contribuir para a manutenção da ordem e das condições de funcionamento dos projetos do PROMUD;
- Colaborar no trabalho de conservação do acervo e de limpeza e manutenção do Museu.


      COMPETE AO MONITOR 2

- Orientar o público durante o processo de visitação ao PROMUD;
- Realizar estudos teóricos e práticos que dão suporte às suas atividades no projeto, visando a ampliação de sua autonomia enquanto orientador junto ao público, bem como sua compreensão da dinâmica funcional do PROMUD como um todo;
- Prestar esclarecimentos e oferecer oportunidades para que o monitor 1 possa interagir com o público;
- Participar das atividades de educação continuada programada por professores e pelos monitores 3;
- Participar do processo de avaliação do desenvolvimento do programa e do processo de avaliação de monitores, visando à ascensão de categoria;
- Contribuir para a manutenção da ordem e das condições de funcionamento dos projetos do PROMUD.
- Colaborar no trabalho de conservação do acervo e de limpeza e manutenção do Museu.


      COMPETE AO MONITOR 3

- Quando necessário, orientar o público durante o processo de visitação ao PROMUD;
- Realizar estudos teóricos e práticos que dão suporte às suas atividades no projeto, visando a ampliação de sua autonomia enquanto orientador junto ao público, bem como a compreensão da dinâmica funcional do PROMUD como um todo;
- Prestar esclarecimentos e oferecer oportunidades para que o monitor 1 possa interagir com o público e que o monitor 2 possa ampliar sua competência;
- Participar das atividades de educação continuada programada por professores e programar atividades para os monitores 1 e 2;
- Detectar as necessidades e, a partir delas, atuar na programação, bem como ministrante de palestras e cursos para monitores 1 e 2;
- Investigar junto ao público e monitores as críticas e sugestões direcionadas ao programa e comunicá-las ao professor responsável;
- Atribuir atividades e realizar escalas de trabalho para os monitores 1 e 2, respeitadas as suas respectivas atribuições;
- Buscar soluções para problemas emergenciais (alteração de escala devido a falta de monitores em um setor; intervenção junto ao professor responsável pela visita em caso de descumprimento das normas de visitação; comunicação ao responsável pelo projeto de problemas que fogem da sua alçada; solicitação de segurança para a retirada de baderneiros que estejam ameaçando a estrutura física do programa ou atrapalhando as atividades; reprogramar de imediato as   atividades em caso  de atraso dos visitantes e comunicar a nova programação aos demais membros da equipe); 
- Atuar na programação, bem como ministrante de palestras e cursos para monitores 1 e 2 e para a comunidade;
- Atuar na programação e coordenação de seção de eventos promovidos no âmbito do programa;
- Participar do processo de avaliação do desenvolvimento do programa e do processo de avaliação de monitores visando ascensão de categoria;
- Colaborar com o controle da freqüência dos monitores e estagiários;
- Contribuir para a manutenção da ordem e das condições de funcionamento dos projetos do PROMUD;
- Colaborar no trabalho de conservação do acervo e de limpeza e manutenção do Museu.


COMPETE AO ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO:

-  Orientar o público durante o processo de visitação ao PROMUD;
- Realizar estudos teóricos e práticos que dêem suporte às suas atividades no programa, visando à ampliação de sua autonomia enquanto orientador junto ao público, bem como a compreensão da dinâmica funcional do programa como um todo;
- Prestar esclarecimentos e oferecer oportunidades para que o monitor 1 possa interagir com o público;
- Participar das atividades de educação continuada programada por professores e pelos monitores 3;
- Atuar na programação e como ministrante de palestras e cursos para monitores 1, 2 e 3;
- Atuar na programação e coordenação de seção em eventos promovidos no âmbito do programa;
- Atuar na divulgação do programa junto à comunidade;
- Participar do processo de avaliação do desenvolvimento do projeto e do processo de avaliação de monitores, visando à ascensão de categoria;
- Contribuir para a manutenção da ordem e das condições de funcionamento dos projetos do programa;


PROMOÇÃO DOS MONITORES E TEMPO DE PERMANÊNCIA NO PROGRAMA

- O aluno selecionado ingressa no programa na categoria de monitor1. Após 90 dias de atuação, poderá ser realizada avaliação para a promoção para a categoria de monitor2;
- A promoção de monitores da categoria 2 para a categoria 3 somente ocorrerá quando houver vaga nesta categoria ou para atender as necessidades de uma área específica;
- O tempo máximo de permanência na categoria 1 é de 1 ano letivo. Após este período, o monitor que não tiver condições de ser promovido será desligado do programa;
- O tempo máximo de permanência na categoria 2 será de 3 anos;
- O tempo máximo de permanência na categoria 3 será de 3 anos;
- A somatória do tempo total de participação de um monitor no projeto não poderá ultrapassar 5 anos.

Critérios para promoção do monitor 1 para monitor 2:

- O primeiro critério é a auto-avaliação: o monitor deverá manifestar-se, informando o seu desejo de ser promovido e se possui segurança para mudar de categoria;
- A assiduidade, pontualidade, responsabilidade, capacidade de comunicação com o público, facilidade de relacionamento com os colegas e com o público serão avaliados pelos monitores 2, 3 e pelos responsáveis pelo projeto da área em que o aluno manteve a maior atuação no período avaliado;
- O crescimento da fundamentação teórica e do conhecimento da dinâmica de funcionamento do programa como um todo, também serão avaliados através de entrevista e, quando necessário, através de avaliação escrita. Esta avaliação não poderá ter peso superior às avaliações qualitativas anteriormente mencionadas.

Critérios para promoção do monitor 2 para monitor 3:

- Existência de vaga para a categoria de monitor 3 em uma área do programa;
- Auto-avaliação: o monitor deverá manifestar-se, informando o seu desejo de ser promovido e se possui segurança para mudar de categoria;
- A assiduidade, pontualidade, responsabilidade, capacidade de comunicação com o público, facilidade de relacionamento com os colegas e com o público serão avaliados pelos monitores 2, 3 e pelos responsáveis pelo projeto da área em que o aluno manteve a maior atuação no período avaliado; 
- Capacidade e interesse em desenvolver atividades interdisciplinares  de forma cooperativa entre as diversas áreas temáticas, o que será avaliado pelos monitores 3 e pelos coordenadores de projetos das outras áreas;
- Capacidade de liderança; capacidade de adaptar-se aos imprevistos; rapidez de raciocínio em situações emergenciais; capacidade de atribuir funções,  orientar e supervisionar a execução das mesmas;
- O crescimento da fundamentação teórica e do conhecimento da dinâmica de funcionamento do projeto como um todo, também serão avaliados através de entrevista e, quando necessário, através de avaliação escrita. Esta avaliação não poderá ter peso superior às avaliações qualitativas anteriormente mencionadas.

Obs. O monitor que for promovido para a categoria 3 e não se adaptar poderá, a seu pedido, ou por meio de avaliação dos coordenadores de projetos e demais monitores 3, ser reconduzido à categoria 2.

CARGA HORÁRIA E CERTIFICAÇÃO:

1 - Todos os acadêmicos pré-selecionados que realizarem o curso de capacitação, que precede a classificação para atuação no projeto, receberão certificado de realização de curso de extensão com carga horária de 20 horas, independentemente de sua classificação.
2 - Os monitores que receberem bolsa integral terão uma atuação semanal de 12 horas semanais, que serão cumpridas na sua maioria de segunda, com possibilidade de escala em sistema de rodízio para atuação nos finais de semana.
3 - Poderão ser selecionados monitores em tempo parcial, com carga horária de 8 horas semanais, sendo 6 horas cumpridas aos sábados e/ou domingos e 2 horas para estudos de fundamentação teórica sob supervisão dos monitores 3 e de docentes. Nestes casos, será dada preferência aos alunos de cursos noturnos que trabalham durante a semana, ou àqueles de curso diurno em que a grade curricular não possui “janelas” que permitam a sua atuação.
4 - Os monitores e os estagiários voluntários deverão cumprir uma carga horária semanal mínima de 8 horas, sendo 6 no atendimento ao público e 2 para estudos que fundamentam sua atuação no programa.
5 - Para efeitos de registro e certificação, para cada período de atendimento, manhã ou tarde, serão computados como 4 horas de atividades.
6 - Ao final de cada ano letivo ou por ocasião do desligamento de um monitor ou estagiário que atuou por tempo inferior a um ano será emitido um certificado de participação no programa onde constará a sua categoria, as áreas que atuou e a carga horária total de participação no referido programa constante em controle de freqüência, para que possa ser utilizado com finalidade curricular e, no caso dos monitores, para lançamento como atividade acadêmica complementar.
7 - Mensalmente, a secretaria do  PROMUD  expedirá declarações onde conste a origem do público que o estagiário ou monitor atendeu e o tema que abordou em cada visita, em conformidade com os relatórios encaminhados pelos monitores 3, com endosso dos professores responsáveis.


ESTÁGIOS DE PRÁTICA DE ENSINO

Instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura poderão realizar parte das atividades de prática do ensino no âmbito do programa, como forma de permitir ao aluno o aprendizado do processo informal de educação, aliado a atividades culturais, de lazer e entretenimento que buscam, através do lúdico, cientificamente  fundamentado, despertar no visitante o interesse pela ciência.


NORMAS NORTEADORAS DA ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE PRÁTICA DE ENSINO

1 - Os professores e alunos de prática de ensino deverão realizar inicialmente um trabalho com 8 horas de duração para se inteirarem da dinâmica das atividades do PROMUD;
2 - Os alunos serão escalados para atuar nos setores em que houver afinidade com o curso de graduação que estão realizando, ou, nos casos de alunos de cursos de pedagogia, com o tema que o professor de prática de ensino pretende que se exercite e amplie os conhecimentos, podendo, inclusive, o aluno realizar sistema de rodízio, passando por diversos setores ou temas;
3 - As atribuições dos acadêmicos de prática de ensino serão inicialmente as do monitor 1, podendo assumir o atendimento ao público, desde que ele próprio, os monitores 2 e 3 e o professor de prática de ensino considerem que ele possui esta competência;
4 - As atividades dos alunos de prática de ensino ocorrerão sempre em integração com os monitores 2 e 3, sob supervisão do professor de prática de ensino;
5 - Por se tratar de uma atividade obrigatória e não rotineira do PROMUD não serão concedidas bolsas ou certificados para os alunos de prática de ensino;
6 - Os professores e acadêmicos de prática de ensino deverão seguir as normas do programa e respeitar as escalas e determinações dos coordenadores de projetos e monitores 3, em especial aquelas resultantes da tomada de decisões em situações de emergência;
7 - A avaliação do desenvolvimento do aluno de prática de ensino é de competência do professor de prática de ensino, ficando a seu critério envolver ou não a participação dos monitores 2 e 3 neste processo.