Quem já nos visitou

08/08 a 03/10 - VII Mostra de Cinema e Divulgação Científica em Biociências

mostra cinema1

Resumo: Você já se deu conta de que a ciência é tema de várias produções do cinema? Há seis anos, um grupo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem chamando atenção para essa questão. Em 2018, a proposta ganha nova versão na VII Mostra de Cinema e Divulgação Científica em Biociências, marcada para começar dia 8 de agosto. “A divulgação científica é tema da disciplina Metodologia da Popularização do conhecimento Científico, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia, o PBF. Durante as aulas, discutimos a importância de se falar de ciência para o público em geral e como falar sobre isso, no sentido de esclarecer alguns enganos e incentivar as pessoas, principalmente os estudantes, a se envolverem com o tema”, explica a coordenadora do mestrado e responsável pela disciplina, professora Débora Sant’ Ana. A Mostra de Cinema 2018 vai exibir sete filmes de diferentes gêneros. Antes da exibição, uma dupla de pós-graduandos fará uma apresentação do tema da produção. Depois de assistir ao filme, os presentes vão participar de debates que possibilitem chamar atenção para as abordagens do roteiro. “A ideia é destacar, de forma crítica, as questões científicas e sociais, além de abordagens psicológicas, políticas e de ordem de saúde pública”, explicou a aluna Kesia Gentil, uma das responsáveis pela divulgação da Mostra. Serão discutidos temas como síndrome genética, uso medicinal da maconha, transtorno obsessivo compulsivo, bioética, anorexia, gravidez na adolescência e depressão. As atividades ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 19 às 23 horas, no bloco O33, do câmpus da UEM em Maringá, onde funciona o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), parceiro deste evento. A programação é aberta ao público em geral. Os interessados em participar devem se inscrever diretamente pelo link:

https://goo.gl/forms/5dFR4agtQh6CTzf63, ou no https://www.facebook.com/mostradecinemauem/
Atenção: Para concluir a inscrição é necessário realizar o pagamento da taxa no valor de R$35,00, que dá direito a frequentar todas as atividades do evento e receber um certificado de participação de 30 horas.