Muditinerante: O Museu vai a Comunidade

muditinerante2

Processo nº: 231/2005
Órgão Proponente: MUDI
Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): SEED, LIONS CLUB UNIVERSITARIO, SETI, SERC, SER
Órgãos financiadores (se possível com n°de processo de valor):
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): PROMUD, Departamento de Ciências Morfolgicas – DCM, Departamento de Física – DFI, Departamento de Matemática – DMA, Departaemnto de Biologia – DBI, Departamento de Ciências – DCI
Apoio/Parceiros:
Resumo do Projeto:

Ano 2016:

Equipe envolvida em 2016:
Docente: Ana Paula Vidotti; Marcílio Hubner de Miranda Neto; Celia Regina de Godoy Gomes; Celso Ivan Conegero; Alice Sizuko Iramina; Sônia Trannin de Mello; Larissa Renata de Oliveira Bianchi; Simoni Fiori; Tania Regina dos Santos Soares
Alunos de Graduação UEM: Carla Cristina de Oliveira Bernardo; Janaina Cristina Souza Franco; Karile Cristina da Costa; Vinicius Silva Guizellini; Gustavo Faccin Andreotti
Alunos de Pós-Graduação UEM: André Luis Schimidt da Silva
Técnicos administrativos da UEM: Cleonira Sarro
Ações desenvolvidas no ano de 2016
Participação com exposição científica nos eventos (5 eventos):

Exposição “Vírus mortais que marcaram época”
Data: 14/10/2016
Cidade: Maringá
Instituição: Colégio João XXIII
Público: 200

Exposição “Diversidade de crânios da fauna brasileira”
Colégio Oxigênios
Data: 26 e 27/09/2016
Cidade: Santa Fé
Público: 150

Semana de Integração Escola e Comunidade
Escola Estadual Dirce de Alencar maia
Data: 10/10/2016
Público 300

Igreja Adventista do Sétimo Dia. Clube de Desbravadores.
Data: 12/10/2016
Cidade: Londrina
Público: 300
FIciencias
Data: 08 à 11/11/2016
Cidade: Foz do Iguaçu
Público: 5000

Público beneficiado com materiais emprestados pelo MUDI: (57 atendimentos) - Feira de Ciências, Apoio a atividades didáticas da Educação Básica, Prática de Ensino, Feiras de Saúde na comunidade, outros eventos comunitários. Público: 4.916 pessoas (Professores e aluos do ensino fundamental, médio e superior; comunidade em geral)

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc): apresentaçao de resumos no FORINT – UEM, FOREXT – UEM, CEBEU 2016 além da apresentaco no Encontro Nacional da Associaçao Brasileira de Centros e Museus de Ciencias – ABCMC em Recife/PE, julho de 2016

Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Sub-unidade responsável: Museu Dinâmico Interdisciplinar
Processo nº.: 0231/2005
Início: 10/02/2005 Coordenador: Sonia Lucy Molinari O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Equipe envolvida: Docentes: 20 Técnicos: 12 Acadêmicos: 05
Voluntários da Comunidade: 01
Outros órgãos da UEM envolvidos(siglas): DCM, DBI, DFI, DEN, DCS, DCU
Parceiros: SER Maringá - Sociedade Eticamente Responsável de Maringá Lions Clube Universitário Integração Clientela: Professores do ensino Fundamental, Médio e Superior

RESUMO DO PROJETO: O projeto MUDITINERANTE tem como principal objetivo a divulgação cientifica e tecnológica para comunidades que por motivos diversos estão excluídas do contato com os meios e locais de produção e divulgação científica, em especial as populações que habitam a periferia de cidades de médio porte ou cidades pequenas do interior onde não existem museus e centros de ciências. O projeto visa transpor os muros da universidade e levar as experiências vivenciadas na universidade até a comunidade e trazer para a universidade o que se aprende e vivencia-se, neste rico contato com a população para ser pensado, estudado e servir de base para novas ações que serão levadas à comunidade. Contamos com uma equipe que acumula experiência, desde 1985, em traduzir a linguagem científica e levá-la a diferentes públicos por meio de ações desenvolvidas em diferentes locais, inclusive fora do Estado do Paraná.

Apoio:. CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e Tecnologia.