Inclusão digital para pessoas com necessidades especiais.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD)
Processo nº: 755/2006
Início: 05/05/2006
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DTP
Clientela: Pessoas com necessidades especiais e seus responsáveis.

necessidadesespeciais

Resumo do projeto:

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o Projeto de Extensão: Inclusão Digital de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como expressão das políticas públicas para inclusão social disseminadas no Brasil e no mundo principalmente a partir da década de 1990. O projeto é desenvolvido no laboratório de informática do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM – MUDI. Os participantes são adolescentes, jovens e adultos com necessidades educativas especiais (deficiência mental leve e regular, síndrome de Down), familiares dos alunos e pessoas da comunidade que queiram ter acesso a conhecimentos básicos de informática. Além do atendimento nas aulas de inclusão digital, fazem parte das atividades do projeto a pesquisa e estudo sobre políticas públicas para inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais. O projeto teve início em 2006 e a cada renovação anual acrescenta atividades que vão se mostrando necessárias, tanto para o atendimento do público alvo, como para os acadêmicos que se dedicam ao projeto, no caso, acadêmicas do curso de pedagogia. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia estabelecem que a formação inicial do pedagogo deve contemplar atividades relativas à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, para que ele se torne agente de inclusão, em diferentes espaços educativos escolares e não-escolares. Nesse sentido, a proposta apresentada no início deste ano letivo, está sendo objeto de estudo para acadêmicas e professoras, e compõe-se de atividades práticas de informática com os alunos e atividades de pesquisa sobre os documentos e literatura que abordam a temática da inclusão social.

Equipe envolvida e 2011:
Josiane Alves dos Santos
Gesilaine Mucio Ferreira

Ações e público beneficiado em 2011: 16 alunos (pessoas com necessidades especiais e seus familiares).
O trabalho foi apresentado na forma de poster no 9º Fórum de Extensão e Cultura da UEM e na IX Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional da UEM.

Equipe envolvida em 2008:
Docentes da UEM:  2
Marta Lucia Croce ; Maria de Jesus Cano Miranda
Técnico da UEM:  0
Discentes da UEM: 3
Emilia Regina Limonta Maia ; Luana Janeiro Antunes ; Josiane Alves dos Santos.
Voluntário  da comunidade externa: Célia Regina Leviski.

Ações e publico beneficiados em 2008: 22 beneficiários (pessoas com necessidades especiais e seus familiares) que participaram de atividades na sala de inclusão digital do MUDI, realizadas as terças-feiras no período da tarde.

Equipe envolvida em 2006:
Docentes da UEM: 4.
Técnicos: 0
Discentes da UEM: 4
Discentes bolsistas da UEM: 1

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER-Maringá (Sociedade Eticamente Responsável de Maringá), Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.