Inclusão digital.

Processo nº: 272/2006
Órgão Proponente: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar
Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): não há
Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DCM, PRH e Paróquia Santa Maria Goretti.
Apoio/Parceiros: NPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Resumo do projeto: Atualmente as atividades dos museus tenderam a estender-se além das suas finalidades primitivas de armazenar, apresentar e aumentar suas coleções. Entre uma de suas missões está a educação ao público não acadêmico sobre os avanços da ciência e tecnologia. O objetivo do presente projeto é o de promover a inclusão digital e socializar o conhecimento informatizado. Dessa forma, no MUDI foram realizados, no período 31/03/2006 a 31/03/2007, seis cursos voltados à aprendizagem básica dos comandos do computador, além da disponibilização de computadores para digitação de textos, navegação na internet e jogos educativos na sala de inclusão digital e na ilha de computadores do MUDI. Os cursos contaram com a atuação de um ministrante responsável e de monitores com condições de colaborar com a aprendizagem dos comandos básicos do computador. As atividades destinaram-se a pessoas da comunidade de Maringá e região, interessada em adquirir conhecimentos para o uso da informática. Este projeto beneficiou durante o período de 12 meses, 82 pessoas capacitando-as no exercício das habilidades básicas da informática, necessárias ao cotidiano em constante transformação. Com a realização deste projeto, pudemos promover a inclusão digital em pessoas que nunca tiveram acesso ao uso do computador. Considerando o entusiasmo e o empenho dos participantes os resultados foram muito satisfatórios, pois estas pessoas jamais tinham tido contato com o computador e puderam ao final do curso apresentar desenvoltura no uso do mesmo. Dessa forma, o presente projeto proporcionou à população a utilização das ferramentas básicas do microcomputador, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural, político e social do país.

Equipe envolvida em 2016:

Coordenadora: Josiane Medeiros de Mello:
Alunos da UEM: Fabricio Vieira Dos Santos; Giovanna Cristina De Souza Bettin;Diego Fernandes Da Silva;Ana Carolina Maciel; Thais Santos Nepomuceno; Victor Hugo Carvalho Santos

Ações desenvolvidas no ano de 2016: A necessidade do uso de recursos tecnológicos vem crescendo e fazendo dos conhecimentos sobre informática e uso do computador símbolos da cultura contemporânea, independentemente da faixa etária. O objetivo do presente projeto foi promover a inclusão digital e socializar o conhecimento informatizado. Foram realizados, no período 01/01/2016 a 31/12/2016, cursos voltados à aprendizagem básica dos comandos do computador, beneficiando diretamente 40 pessoas idosas analfabetas digitalmente. Os cursos contaram com a atuação de um ministrante responsável e de monitores com condições de colaborar com a aprendizagem dos comandos básicos do computador. As atividades destinaram-se as pessoas da terceira idade pertencentes á comunidade de Maringá e região. Além dos cursos ofertados, foi realizado manutenção constante da sala de informática do MUDI; questionário para pesquisa de coleta de dados referentes ao ensino de informática para adultos e a avaliação dos cursos ofertados.

Público alcançado/característica do público: 40 pessoas
Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc): Está em fase de prelo o capítulo do livro intitulado: Alfabetização digital para a pessoa idosa: relato de experiencia

JosiIN

JosiInc