Show de Física

Processo nº. 378/2006
Início: 01/03/2006
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): Departamento de Física

RESUMO DO PROJETO: O “Show de Física” realizado pelo grupo de professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá - UEM resultou do amadurecimento do Projeto Ludoteca-Experimentoteca. Inicialmente foram selecionados experimentos de Óptica, Mecânica, Eletricidade, Magnetismo e Acústica. A seguir com assessoria do Projeto RIPE da Universidade de São Paulo os experimentos foram montados e disponibilizados para atendimento rotineiro a professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Na seqüência elaborou-se um roteiro para que os experimentos pudessem ser apresentados ao público de forma interativa com características de um “Show de Física”. Como apresentadores foram selecionados estudantes do curso de física que colaboraram na concepção do show, tanto nos seus aspectos experimentais quanto na proposição de estratégias para motivar e tornar a linguagem empregada acessível a diferentes públicos. Visando avaliar a capacidade de interação com o público não vinculado a área de física realizou-se apresentação para professores e acadêmicos dos cursos de História, Biologia e Enfermagem. A partir de 1999 o Show passou a integrar a Mostra do Museu Dinâmico Interdisciplinar que acontece conjuntamente com a Semana de Artes da UEM. Atualmente novos experimentos e estratégias de apresentação estão sendo avaliados visando incrementar e diversificar as ações do “Show de Física”. Cotidianamente alguns experimentos são apresentados para os visitantes do Museu Dinâmico Interdisciplinar - MUDI. O Show é também apresentado na Semana da Física e em outros eventos.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Equipe envolvida em 2016:

Docentes da UEM: Alice Sizuko Iramina; Luciano Carvalhais Gomes; Ana Paula Giacomassi Luciano; Arquimedes Luciano; Ferrari Muniz

Alunos da UEM que atuaram no projeto: Lael Eduardo de Oliveira Lima; Leonardo Bordignon Sluzala; Regiane Aparecida dos Santos Pego; Renan Guerra Henriques; Vagner de Souza Prestes; Ariane Guanini da Silva; Daniel Freire Copele; Elvis Magalhães Silva da Rocha; Franciele Zanoni; João  Paulo da Silva Hilário; Pedro Almeida Tavares do Nascimento; Ricardo Ornagui de Oliveira; Shaini di Berardino Dittberner; Carolina Freiberger Ricoy Fabris; Fernando Pelegrine Franco Villator; Giorgio Bombo Gonçalves; Lucas Andre Zacarias; Mariana Ferrareze Casaroto; Milena Camila Fernandes; Gustavo Meneghetti  Arcolezi; Daniel Fedel Cabral; Gustavo Nascimento  Polizeli; Amanda Nunes Lopes da Silva; Ângelo Thiago de Souza Catanio; Gabriel Luiz Nalon Macedo; Guilherme Gonçalves Fernandes; Guilherme Santana da Silva; Lucas dos Santos Umeoka; Lorena Moreno Galdini; Hugo Nasser Machado; Camila Siqueira Barbosa;; Emanuel Gonçalves de Paula; Elaine Galvão Marques; Leonardo Campelo Rodrigues

Ações desenvolvidas no ano de 2016: Entre os papéis cabíveis aos Museus de Ciências, onde destacamos o MUDI, refletem os esforços em desenvolver metodologias diversificadas e que assegurem a relação do ser humano com o seu patrimônio natural e cultural e realizar atividades de divulgação científica de modo a estimular a curiosidade e compreensão da Ciência. O entendimento e domínio dos conceitos teóricos é fundamental para o desenvolvimento da prática, mas esta, pode fornecer para o indivíduo uma visão concreta da Física inserida na sua vivência cotidiana. Este trabalho requer dedicação e persistência nas ações que se desenvolvem, pois o efeito gerado não é imediato. Desta forma, o Show da Física, tem como principal objetivo favorecer a aprendizagem de conceitos físicos por meio do lúdico e com ações dinâmicas que envolvem a comunidade participante. Assim, permitindo o entendimento dos fenômenos físicos de forma atrativa e interessante. Entendemos que este programa é uma oportunidade ímpar oferecida à população de Maringá e Região e poucas Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná podem oferecê-la. Entendemos que ações desse tipo devem ser intensificadas e incentivadas, devido ao fato de ser um caminho excelente de comunicação entre a Universidade e a Comunidade em geral.

Público alcançado/característica do público: Alunos e professores do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Comunidade em Geral

GRUPOS DE ALUNOS E DE PESSOAS ATENDIDAS NA SEDE DO MUDI MEDIANTE AGENDAMENTO

18.841 pessoas

Ensino Infantil