Brincando e aprendendo sobre óptica no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 0964/2005.
Início: 01/04/2005 .

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): CCE/DFI.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, Fundação dos Rotarianos de Maringá

Clientela: Professores e alunos do ensino fundamental, médio e comunidade em geral.

Resumo do projeto: Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades Interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD. Possibilitará um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade em geral, em especial aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio ao visitarem o MUDI na UEM, e neste caso participarem de atividades onde poderão aprender óptica do ponto de vista da física e da Morfofisiológica humana. O ensino da Óptica será realizado através de brinquedos e experimentos, dentre eles: caleidoscópios de várias formas e modelos; inclusive um caleidoscópio gigante acoplado a um DVD onde serão projetados filmes voltados à educação ambiental; espelhos planos e espelhos esféricos cujas imagens geradas serão utilizadas para compreensão dos conceitos de ótica e dos tipos anatômicos, normilíneo, brevelíneo, longelíneo e nanico; Maquetes para o aprendizado de ótica da visão e defeitos visuais do ponto de vista da física e da morfofisiológica humana.

Equipe envolvida em 2005:

Coordenadora: Alice Sizuko Iramina - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Técnicos: