topo frente

Aprendendo a ensinar Física II no Museu Dinâmico Interdisciplinar.


Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 1064/2005.
Início: 04/04/2005.
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): CCE/DFI.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.
Vitae não compartilha necessariamente dos conceitos e opiniões expressos neste trabalho, que são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Clientela: Comunidade em geral.
Resumo do projeto: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências como espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informal que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Conforme previsto nos regulamentos internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, os alunos de Prática de Ensino contarão com a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes.
 
 
Ano 2017:
Órgão Proponente: PROMUD
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DFI
Equipe envolvida em 2017:
Coordenador: Luciano Carvalhais Gomes
Docentes da UEM: Alice Sizuko Iramina; Ana Paula Giacomassi Luciano; Robson Ferrari Muniz; Arquimedes Luciano
Alunos da UEM: Amanda Nunes Lopes da Silva; Ariane Guanini da Silva; Carolina Freiberger Ricoy Fabris; Danilo Ricardo Rosa de Sá; Emanuel Gonçalves de Paula; Gabriel Hideyoshi Aki Kanda; Gabriel Luiz Nalon Macedo; Gabriel Matias Martins; Guilherme Gonçalves Fernandes; Gustavo Nascimento Polizeli; Hugo Nasser Machado; João Paulo da Silva Hilário; João Vitor Francisco dos Santos; Jonatan Alberto Valessi; Luiz Fernando Menezes Pantaleão; Matheus Henrique dos Santos; Nathalia dos Anjos Leme; Pedro Tartari Rolli; Rene Sarrão Moura; Vitor Hugo Ribeiro; Vagner de Souza Prestes; Artur Bom Seabra; Camila Siqueira Barbosa; Daniel Fedel Cabral; Giorgio Bombo Gonçalves; Guilherme Santana da Silva; Gustavo Meneghetti Arcolezi; Lael Eduardo de Oliveira; Lorena Moreno Galdini; Lucas dos Santos Umeoka; Mariana Ferrareze Casaroto; Pedro Almeida Tavares do Nascimento; Regiane Aparecida dos Santos Pego; Renan Guerra Henriques.
Ações desenvolvidas no ano de 2017: Como o foco do projeto está na interação dos licenciandos do curso de Física com estudantes da rede básica de ensino, por meio de atividades lúdicas e um ambiente informal de aprendizagem, no decorrer desse ano, isso aconteceu por meio de oficinas, ciclo de palestras, Shows de Física, Mostras de experimentos e outras atividades.
blico alcançado/característica do público:Dentre as variadas atividades exercidas pelos bolsistas, eles atenderam em visitas agendadas e monitoradas 488 alunos e professores do Ensino Infantil; 8975 alunos e professores do Ensino Fundamental 5404 alunos e professores do Ensino Médio; 786 alunos e professores do Ensino Superior e 775 alunos e professores do Ensino Técnico; 676 alunos da Educação de Jovens e Adultos e 472 pessoas de ONG. número de pessoas.
Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe envolvida em 2005:

Coordenadora: Alice Sizuko Iramina - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:
02

Técnicos:
03

Acadêmicos:
06


 

 

 

 

dnyada en çok satılan viagra fiyatları konusunda önc bir çalışma yrten viagra satın al gibi işlemleri yapabileceğiniz çok amaçlı alışveriş sitesi
kamagra kapsl cinsel performansı arttıran bir ilaçtır
cialis fiyatları gibi rnleri alabileceğiniz cialis fiyat hakkında bilgi veren kaliteli bir satış sayfası
jingling indir