Aprendendo a ensinar Física II no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 1064/2005 .
Início: 04/04/2005.

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): CCE/DFI.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Clientela: Comunidade em geral.

Resumo do projeto: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências como espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informal que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Conforme previsto nos regulamentos internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, os alunos de Prática de Ensino contarão com a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes.

Equipe envolvida em 2005:

Coordenadora: Alice Sizuko Iramina - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Técnicos: