Aprendendo a ensinar Física II no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 1064/2005.
Início: 04/04/2005.
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): CCE/DFI.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.
Clientela: Comunidade em geral.
Resumo do projeto: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências como espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informal que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Conforme previsto nos regulamentos internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, os alunos de Prática de Ensino contarão com a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes.

Ano 2017:
Órgão Proponente: PROMUD
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DFI
Equipe envolvida em 2017:
Coordenador: Luciano Carvalhais Gomes
Docentes da UEM: Alice Sizuko Iramina; Ana Paula Giacomassi Luciano; Robson Ferrari Muniz; Arquimedes Luciano
Alunos da UEM: Amanda Nunes Lopes da Silva; Ariane Guanini da Silva; Carolina Freiberger Ricoy Fabris; Danilo Ricardo Rosa de Sá; Emanuel Gonçalves de Paula; Gabriel Hideyoshi Aki Kanda; Gabriel Luiz Nalon Macedo; Gabriel Matias Martins; Guilherme Gonçalves Fernandes; Gustavo Nascimento Polizeli; Hugo Nasser Machado; João Paulo da Silva Hilário; João Vitor Francisco dos Santos; Jonatan Alberto Valessi; Luiz Fernando Menezes Pantaleão; Matheus Henrique dos Santos; Nathalia dos Anjos Leme; Pedro Tartari Rolli; Rene Sarrão Moura; Vitor Hugo Ribeiro; Vagner de Souza Prestes; Artur Bom Seabra; Camila Siqueira Barbosa; Daniel Fedel Cabral; Giorgio Bombo Gonçalves; Guilherme Santana da Silva; Gustavo Meneghetti Arcolezi; Lael Eduardo de Oliveira; Lorena Moreno Galdini; Lucas dos Santos Umeoka; Mariana Ferrareze Casaroto; Pedro Almeida Tavares do Nascimento; Regiane Aparecida dos Santos Pego; Renan Guerra Henriques.
Ações desenvolvidas no ano de 2017: Como o foco do projeto está na interação dos licenciandos do curso de Física com estudantes da rede básica de ensino, por meio de atividades lúdicas e um ambiente informal de aprendizagem, no decorrer desse ano, isso aconteceu por meio de oficinas, ciclo de palestras, Shows de Física, Mostras de experimentos e outras atividades.
blico alcançado/característica do público:Dentre as variadas atividades exercidas pelos bolsistas, eles atenderam em visitas agendadas e monitoradas 488 alunos e professores do Ensino Infantil; 8975 alunos e professores do Ensino Fundamental 5404 alunos e professores do Ensino Médio; 786 alunos e professores do Ensino Superior e 775 alunos e professores do Ensino Técnico; 676 alunos da Educação de Jovens e Adultos e 472 pessoas de ONG. número de pessoas.
Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

Equipe envolvida em 2005:

Coordenadora: Alice Sizuko Iramina - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Técnicos: