topo frente

Aprendendo a ensinar Física I no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

 

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 1065/2005
Início: 01/04/2005.
Órgão Proponente: Departamento de Física
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): MUDI; CCE/DFI.
Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá
Clientela:Comunidade em geral

Vitae não compartilha necessariamente dos conceitos e opiniões expressos neste trabalho, que são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Resumo do projeto: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências como espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informal que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Conforme previsto nos regulamentos internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, os alunos de Prática de Ensino contarão com a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes.

Ano 2016: 

Equipe envolvida 2016:
Coordenador: Alice Sizuko Iramina
Docentes da UEM: Alice Sizuko Iramina; Luciano Carvalhais Gomes; Ana Paula Giacomassi Luciano; Arquimedes Luciano; Robson Ferrari Muniz
Alunos da UEM que atuaram no projeto:; Lael Eduardo de Oliveira Lima; Leonardo Bordignon   Sluzala; Regiane Aparecida dos Santos Pego; Renan Guerra Henriques; Vagner de Souza Prestes; Ariane Guanini da Silva; Daniel Freire Copele; Elvis Magalhães Silva da Rocha; Franciele Zanoni; João  Paulo da Silva Hilário; Pedro Almeida Tavares do Nascimento; Ricardo Ornagui de Oliveira; Shaini di Berardino Dittberner; Carolina Freiberger Ricoy Fabris; Fernando Pelegrine Franco Villator; Giorgio Bombo Gonçalves; Lucas Andre Zacarias;; Mariana Ferrareze Casaroto; Milena Camila Fernandes; Gustavo Meneghetti  Arcolezi; Daniel Fedel Cabral; Gustavo Nascimento  Polizeli;; Amanda Nunes Lopes da Silva; Ângelo Thiago de Souza Catanio; Gabriel Luiz Nalon Macedo; Guilherme Gonçalves Fernandes; Guilherme Santana da Silva; Lucas dos Santos Umeoka; Lorena Moreno Galdini; Hugo Nasser Machado; Camila Siqueira Barbosa;; Emanuel Gonçalves de Paula; Elaine Galvão Marques; Leonardo Campelo Rodrigues
Docente(s) e/ou Técnico(s) de outras IES ou Órgãos que atuaram no projeto: Eduardo Hluchow

Atividades desenvolvidas: No momento da formação inicial do individuo é que se consegue permitir atitudes que se consolidarão na carreira profissional. Portanto, se deve visar a formação de indivíduos críticos e reflexivos para que possam interagir e atuar na sociedade. Como fatores que propiciam contribuições e oportunidades nesta formação para educadores do ensino de Física destacam-se os multimeios e o desenvolvimento tecnológico. Portanto, o objetivo principal do projeto aprendendo Ensinar Física I é proporcionar aos licenciandos do curso de Física a experiência da docência em um ambiente informal de ensino e desta forma favorecer a prática docente destes futuros profissionais. Desta forma, também se beneficia a comunidade escolar e toda sociedade que podem usufruir deste ambiente lúdico e  que favorece o processo de ensino e aprendizagem. É no trabalho conjunto, e de caráter interdisciplinar, que se pode depositar expectativas de um ensino mais completo em busca de um conhecimento mais amplo e de melhor qualidade. A rápida evolução tecnológica exige do sistema educacional ações que possibilitem a população ser beneficiada.

GRUPOS DE ALUNOS E DE PESSOAS ATENDIDAS NA SEDE DO MUDI MEDIANTE AGENDAMENTO

 

 

 

 

18.841 pessoas

 

 

 

 

Ensino Infantil

(visita monitorada

Alunos  e Professores

567 pessoas

Ensino Fundamental (visita monitorada)

 

4.574 pessoas

 

 

Ensino Médio

(visita monitorada)

Alunos  e Professores

12.756 pessoas

 

 

Ensino Superior e Técnico

(visita monitorada)

Alunos e professores

255 pessoas

370 pessoas

 

 

 

 

 

 

Educação de Jovens e Adultos

ONG Outras Instituições (visita monitorada)

 

149 pessoas

 

 

170 pessoas

VISITANTES ESPONTÂNEOS (NÃO AGENDADOS) ATENDIDOS NA SEDE DO MUDI (visita monitorada)

 

 

 

2.506 pessoas

PÚBLICO BENEFICIADO COM MATERIAIS EMPRESTADOS PELO MUDI

 

4.916 pessoas

Feira de Ciências, Apoio a atividades didáticas da Educação Básica, Prática de Ensino, Feiras de Saúde na comunidade, outros eventos comunitários

 

57 atendimentos

 

 

 

 

 

Coordenadora: Alice Sizuko Iramina - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Equipe envolvida em 2005:

Docentes da UEM:
04

Técnicos da UEM:
03

Acadêmicos  da UEM:
21