Aprendendo a ensinar Física I no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 1065/2005
Início: 01/04/2005.
Órgão Proponente: Departamento de Física
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): MUDI; CCE/DFI.
Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá
Clientela:Comunidade em geral

Resumo do projeto: Cada vez mais, estudantes e a população em geral procuram os museus e centros de ciências como espaços culturais e de aprendizagem, pois o desenvolvimento científico e tecnológico nem sempre é acompanhado pela apropriação, por parte dos estudantes e da população em geral, de parte da cultura científica e tecnológica subjacentes, esses espaços culturais constituem janelas para uma alfabetização científica. Isso vem preencher uma importante lacuna que a escola de hoje não consegue oferecer: laboratórios vivos, interativos e, muitas vezes, com uma temática atual e desafiadora. Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física e tem por objetivo possibilitar aos acadêmicos de prática de ensino do curso de física a participação nas atividades de ensino aprendizagem de caráter informal que ocorrem no âmbito de um museu de divulgação científica e tecnológica. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Conforme previsto nos regulamentos internos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, os alunos de Prática de Ensino contarão com a supervisão dos docentes de prática de ensino e serão acompanhados por monitores que já atuam no museu e conhecem suas práticas educativas. A atuação dos acadêmicos ocorrerá por meio da interação com o público espontâneo, por meio de palestras para grupos de visitantes, como monitores em eventos e de cursos de extensão como ministrantes.

Ano 2016:

Equipe envolvida 2016:
Coordenador: Alice Sizuko Iramina
Docentes da UEM: Alice Sizuko Iramina; Luciano Carvalhais Gomes; Ana Paula Giacomassi Luciano; Arquimedes Luciano; Robson Ferrari Muniz
Alunos da UEM que atuaram no projeto:; Lael Eduardo de Oliveira Lima; Leonardo Bordignon   Sluzala; Regiane Aparecida dos Santos Pego; Renan Guerra Henriques; Vagner de Souza Prestes; Ariane Guanini da Silva; Daniel Freire Copele; Elvis Magalhães Silva da Rocha; Franciele Zanoni; João  Paulo da Silva Hilário; Pedro Almeida Tavares do Nascimento; Ricardo Ornagui de Oliveira; Shaini di Berardino Dittberner; Carolina Freiberger Ricoy Fabris; Fernando Pelegrine Franco Villator; Giorgio Bombo Gonçalves; Lucas Andre Zacarias;; Mariana Ferrareze Casaroto; Milena Camila Fernandes; Gustavo Meneghetti  Arcolezi; Daniel Fedel Cabral; Gustavo Nascimento  Polizeli;; Amanda Nunes Lopes da Silva; Ângelo Thiago de Souza Catanio; Gabriel Luiz Nalon Macedo; Guilherme Gonçalves Fernandes; Guilherme Santana da Silva; Lucas dos Santos Umeoka; Lorena Moreno Galdini; Hugo Nasser Machado; Camila Siqueira Barbosa;; Emanuel Gonçalves de Paula; Elaine Galvão Marques; Leonardo Campelo Rodrigues
Docente(s) e/ou Técnico(s) de outras IES ou Órgãos que atuaram no projeto: Eduardo Hluchow

Atividades desenvolvidas: No momento da formação inicial do individuo é que se consegue permitir atitudes que se consolidarão na carreira profissional. Portanto, se deve visar a formação de indivíduos críticos e reflexivos para que possam interagir e atuar na sociedade. Como fatores que propiciam contribuições e oportunidades nesta formação para educadores do ensino de Física destacam-se os multimeios e o desenvolvimento tecnológico. Portanto, o objetivo principal do projeto aprendendo Ensinar Física I é proporcionar aos licenciandos do curso de Física a experiência da docência em um ambiente informal de ensino e desta forma favorecer a prática docente destes futuros profissionais. Desta forma, também se beneficia a comunidade escolar e toda sociedade que podem usufruir deste ambiente lúdico e  que favorece o processo de ensino e aprendizagem. É no trabalho conjunto, e de caráter interdisciplinar, que se pode depositar expectativas de um ensino mais completo em busca de um conhecimento mais amplo e de melhor qualidade. A rápida evolução tecnológica exige do sistema educacional ações que possibilitem a população ser beneficiada.

GRUPOS DE ALUNOS E DE PESSOAS ATENDIDAS NA SEDE DO MUDI MEDIANTE AGENDAMENTO

18.841 pessoas

Ensino Infantil

(visita monitorada