topo frente

Ambiente interativo de aprendizagem

Processo nº: 12378/2009

Órgão Proponente: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar

Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): 

Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DOD; DAU; BCE; ASC; DCM

 

Resumo do projeto: Sabe-se que atualmente as atividades dos museus tendem a estender-se além das suas finalidades primitivas de armazenar, apresentar e aumentar suas coleções. Entre seus propósitos está também o de despertar o interesse pelo campo das ciências, além de propiciar o acesso ao aprendizado e a motivação de quem ensina. Entendendo que o conhecimento em saúde é hoje um elemento fundamental para a geração de desenvolvimento é proposto o presente Projeto com o objetivo de promover a educação, por meio de tecnologias interativas que possam aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização, fornecendo conteúdos importantes para contribuir na melhoria da qualidade de vida da população. Serão realizadas duas exposições utilizando a série educacional da Edição Ouro do Projeto Homem Virtual, que estimula e facilita o aprendizado de conceitos de biologia e de medicina. Para isso, aposta na tecnologia 3D e nas mensagens complementares e desafiadoras dos painéis. Esta série é uma ferramenta multimídia adaptada à formação dos estudantes do ensino fundamental e médio, e também dos universitários das áreas de saúde. Os painéis e os vídeos referem aos Ambientes Interativos de Aprendizagem, no qual o estudante aprenderá mais e será estimulado a construir o próprio conhecimento. De forma complementar, será utilizado material do acervo do MUDI.

Equipe envolvida em 2017:

Coordenadora: Josiane Medeiros de Mello

Docentes da UEM:
Ana Paula Vidotti
Sônia Trannin de Mello

Alunos da UEM: Ana Carolina Maciel; Victor Hugo Carvalho Santos; João Victor Fernandes Peres Gutierrez; Karen Brizola Meireles; Larissa Roberta De Souza; Kaio Henrique Rissardi Da Silva

Ações desenvolvidas no ano de 2017: No período compreendido entre 01/01/2017 a 31/12/2017 os integrantes do projeto Ambiente interativo de aprendizagem, atuaram em atividades com objetivo de promover a educação, por meio de ações interativas que pudessem aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização. Foi construído um modelo didático tridimencional do tecido ósseo para aulas práticas, utilizando materiais acessíveis e de baixo custo, a fim de contribuir no ensino e aprendizagem em diversas áreas de formação em biologia e saúde. Foi disponibilizado temáticas da coleção Homem virtual para atividades dos seminários dos alunos de Pós graduação em Anatomia e Histologia, para as itinerâncias do Mudi. Foi redigido um projeto intitulado: Métodos midiáticos para o ensino da anatomia:por uma reestruturação dos métodos e confeccionado um vídeo com o tema sistema circulatório, que foi apresentado na I Exposição Anatômica de Corações humanos – uma viagem pelo sistema circulatório. Utilizando algumas temáticas do corpo humano, ainda foi realizada a capacitação de 20 professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino, com objetivo de incentivar o uso das TICs no processo ensino/aprendizagem. Sobre a exposição diversidade anatômica de crânios das espécies brasileiras os dados foram analisados, tabulados e descritos. O público total atingido foi na realização desse projeto foi em torno de 900 pessoas. As atividades desenvolvidas permitiram a interação sobre importantes temas da área de ciências Biológicas e levantaram questionamentos sobre o assunto, além da motivação proporcionada por um material midiático, somada à oportunidade para o aprimoramento do conhecimento técnico-científico.No perído de 21/08 a 31/12 a Exposição Logística Reversa e Coleta Seletiva: Criando possibilidades de um planeta melhor ficou em cartaz no piso inferior do MUDI. A repercussão da Exposição na mídia, nas escolas e sociedade foi muito positiva. Foi visitada por professores e alunos dos Ensinos Infantil, Fundamental, Médio, Superior, Técnico, UNATI e comunidade em geral de Maringá e região. Também foram atendidas solicitações de professores para grupos de alunos que estavam trabalhando o tema em suas disciplinas. Trabalhamos o tema com crianças de 6 a 12 anos, durante a Colônia de Férias do MUDI na semana de 22 a 26 de janeiro de 2018. Além disso, no mês de março do ano de 2018, a exposição será montada na Biblioteca da UEM para que o tema seja trabalhado com alunos e funcionários da UEM em uma parceria com o Comitê Ambiental da UEM.
- Por meio dos painéis, do vídeo e dos atendimentos monitorados e livres estimulamos crianças, jovens, adultos e idosos à reflexão sobre as responsabilidades dos cidadãos e do município na gestão dos materiais recicláveis. A troca de ideias e experiências contribuíram para uma formação profissional e humana inserida no contexto político e social de nossa cidade;
- Estimulamos a curiosidade dos visitantes sobre as tecnologias que contribuem e melhoram a vida humana e do planeta, no que se refere a Logística Reversa e Coleta Seletiva;
- Esclarecemos a situação atual na gestão do lixo orgânico e dos materiais passíveis de reciclagem na cidade de Maringá, ao chamarmos a atenção dos visitantes para as diferenças existentes entre lixão e aterro controlado e aterro sanitário, destacando os pontos positivos e negativos de cada um deles. Além disso, fizemos um importante link em relação a função social dos impostos pagos por cada contribuinte e o papel fiscalizador que todo cidadão deve exercer, cobrando investimentos para a construção de um aterro sanitário para a preservação do meio ambiente e da saúde humana. A importância do trabalho das cooperativas de recicláveis na cidade também foi abordada, tendo como linha mestre para a discussão e reflexão, que a melhoria na qualidade de vida desses trabalhadores, que no passado trabalhavam nos lixões, depende da separação que cada cidadão pode fazer em casa, do lixo orgânico e dos materiais passíveis de reciclagem;
- Promovemos discussões sobre o tema durante as visitas monitoradas estimulando o senso crítico e a criatividade dos visitantes.

Público alcançado/característica do público: 900 pessoas; 8.481 pessoas em agendamentos e 1.000 pessoas em visitação livres tiveram a oportunidade de visitar a exposição.

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc): Foi apresentados 1 trabalho em evento: Aprendizagens museológicas utilizando exposições temáticas

 

 

Equipe envolvida em 2016:

 

Coordenadora: Josiane Medeiros de Mello:
Docentes da UEM: Ana Paula Vidotti; Carmem Patricia Barbosa Lopes; Sônia Trannin de Mello
Alunos da UEM: Fabricio Vieira dos Santos; Giovana Cristina de Saouza Bettin; Ana Carolina Maciel; Thais Santos Nepomuceno; Victor Hugo Carvalho Santos

 

Ações desenvolvidas no ano de 2016: No período entre 01/01/2016 a 31/12/2016 os integrantes do projeto Ambiente interativo de aprendizagem, atuaram com objetivo de promover a educação, por meio de ações interativas que pudessem aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização. Materiais do projeto homem virtual foram utilizados em exposições temáticas intituladas: Diversidade anatômica das espécies brasileiras; diversidade anatômica de crânios das espécies brasileiras: etapa colégio oxigênios; exposição anatômica de corações humanos – uma viagem pelo sistema circulatório. Também foram ministrados cursos para pós- graduandos e professores da rede estadual de ensino, além da divulgação do material como ferramenta para futura utilização por professores de Ciências e Biologia.

 

Público alcançado/característica do público: 1.574 pessoas

 

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc)Foram apresentados 2 trabalhos em eventos:  Ambientes de aprendizagens museológicas e Informação a escolares sobre o álcool, drogas e o tabaco utilizando as ferramentas do homem virtual.

 

Josiane1

Josiane2

josiane3

josiane4

 

Equipe envolvida em 2013:

Coordenador: Josiane Medeiros de Mello - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Docentes da UEM: 

Ana Paula Vidotti 

 

Discentes da UEM:

 

Técnicos administrativos da UEM:

 

Ações desenvolvidas no ano de 2013: No período compreendido entre 01/01/2013 a 31/12/2013 os integrantes do projeto Ambiente interativo de aprendizagem, atuaram com objetivo de promover a educação, por meio de tecnologias interativas que pudessem aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização. Neste período participamos do projeto “Educar para a Saúde” desenvolvido na Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado, localizado no município de Paiçandu – PR. As atividades desenvolvidas foram: 1. Exposição e exploração dos quatro pôsteres da Série Juventude do Homem virtual, abordando assuntos sobre conheça o seu corpo, álcool, drogas e tabagismo. 2. Projeção de vídeos, do Homem Virtual, e 3.  Mostra de peças anatômicas acompanhando cada temática estuda (fígado sadio, fígado cirrótico; pulmão saudável, pulmão doente; língua, traqueia e esôfago de fumante e não fumante e feto de 28 semanas). Foram atendidos na Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado um público de 720 alunos e 30 funcionários, divididos em 20 grupos.  A cada seção tratou-se do conhecimento científico sobre o corpo humano e os efeitos nocivos do consumo de álcool, drogas e o tabaco, proporcionando momentos significativos de interação e aprendizagem entre os participantes. De maneira similar também foram desenvolvidas atividades no Colégio Vercindes Gerotto dos Reis, também na cidade de Paiçandu. Neste Colégio o público atendido foi de 820 alunos e 50 funcionários, acomodados em 23 sessões. O material disponível no projeto também foi exposto em itinerâncias realizadas pelo MUDI no ano de 2013.  Neste período os professores do PDE (21) das áreas de Ciências e Biologia, foram apresentados ao projeto e, receberam o material da série Juventude Light, criado e desenvolvido pela equipe do Homem virtual (HV) ,  para disponibilizar em  suas escolas de origem. Um vídeo do HV intitulado “Em crise com a balança”, fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiada pelo MUDI.  As atividades desenvolvidas permitiram a interação e levantaram questionamentos sobre assuntos relacionados ao corpo humano, além de oportunizar, uma nova ferramenta para dialogar com os jovens, temáticas que ocorrem no cotidiano, independente da classe social ou etnia

 

Público alcançado/característica do público:

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

 josi

josi2

 

 

Equipe envolvida em 2010:

Coordenador: Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Josiane Medeiros de Mello

Docentes da UEM:

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Sonia Lucy Molinari (1h/a)
Mirian Marubayashi Hidalgo
(1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Sergio Sábio (1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Raquel Sano Suga Terada (1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Tânia Nunes Galvão Verri (1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Discente:

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Erica Khatlab Kuraoka

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Christine Men Martins

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Cristiane Yuri Kohiyama Schutz

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Suellen Maldaner Caetano

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Deborah Regina Bai


Técnico administrativo da UEM:
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Ana Estela Codato Silva (1h/a)
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Dulcilene Galvani Nunes (1h/a)
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Reinaldo de Castro Soriani (1h/a)
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Luiz Donadon Leal (1h/a)