topo frente

Ambiente interativo de aprendizagem

Processo nº: 12378/2009

Órgão Proponente: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar

Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): 

Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DOD; DAU; BCE; ASC; DCM

 

Resumo do projeto: Sabe-se que atualmente as atividades dos museus tendem a estender-se além das suas finalidades primitivas de armazenar, apresentar e aumentar suas coleções. Entre seus propósitos está também o de despertar o interesse pelo campo das ciências, além de propiciar o acesso ao aprendizado e a motivação de quem ensina. Entendendo que o conhecimento em saúde é hoje um elemento fundamental para a geração de desenvolvimento é proposto o presente Projeto com o objetivo de promover a educação, por meio de tecnologias interativas que possam aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização, fornecendo conteúdos importantes para contribuir na melhoria da qualidade de vida da população. Serão realizadas duas exposições utilizando a série educacional da Edição Ouro do Projeto Homem Virtual, que estimula e facilita o aprendizado de conceitos de biologia e de medicina. Para isso, aposta na tecnologia 3D e nas mensagens complementares e desafiadoras dos painéis. Esta série é uma ferramenta multimídia adaptada à formação dos estudantes do ensino fundamental e médio, e também dos universitários das áreas de saúde. Os painéis e os vídeos referem aos Ambientes Interativos de Aprendizagem, no qual o estudante aprenderá mais e será estimulado a construir o próprio conhecimento. De forma complementar, será utilizado material do acervo do MUDI.

Equipe envolvida em 2016:

Coordenadora: Josiane Medeiros de Mello:
Docentes da UEM: Ana Paula Vidotti; Carmem Patricia Barbosa Lopes; Sônia Trannin de Mello
Alunos da UEM: Fabricio Vieira dos Santos; Giovana Cristina de Saouza Bettin; Ana Carolina Maciel; Thais Santos Nepomuceno; Victor Hugo Carvalho Santos

 

Ações desenvolvidas no ano de 2016: No período entre 01/01/2016 a 31/12/2016 os integrantes do projeto Ambiente interativo de aprendizagem, atuaram com objetivo de promover a educação, por meio de ações interativas que pudessem aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização. Materiais do projeto homem virtual foram utilizados em exposições temáticas intituladas: Diversidade anatômica das espécies brasileiras; diversidade anatômica de crânios das espécies brasileiras: etapa colégio oxigênios; exposição anatômica de corações humanos – uma viagem pelo sistema circulatório. Também foram ministrados cursos para pós- graduandos e professores da rede estadual de ensino, além da divulgação do material como ferramenta para futura utilização por professores de Ciências e Biologia.

 

Público alcançado/característica do público: 1.574 pessoas

 

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc)Foram apresentados 2 trabalhos em eventos:  Ambientes de aprendizagens museológicas e Informação a escolares sobre o álcool, drogas e o tabaco utilizando as ferramentas do homem virtual.

 

Josiane1

Josiane2

josiane3

josiane4

Equipe envolvida em 2013:

Coordenador: Josiane Medeiros de Mello - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Docentes da UEM: 

Ana Paula Vidotti 

 

Discentes da UEM:

 

Técnicos administrativos da UEM:

 

Ações desenvolvidas no ano de 2013: No período compreendido entre 01/01/2013 a 31/12/2013 os integrantes do projeto Ambiente interativo de aprendizagem, atuaram com objetivo de promover a educação, por meio de tecnologias interativas que pudessem aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização. Neste período participamos do projeto “Educar para a Saúde” desenvolvido na Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado, localizado no município de Paiçandu – PR. As atividades desenvolvidas foram: 1. Exposição e exploração dos quatro pôsteres da Série Juventude do Homem virtual, abordando assuntos sobre conheça o seu corpo, álcool, drogas e tabagismo. 2. Projeção de vídeos, do Homem Virtual, e 3.  Mostra de peças anatômicas acompanhando cada temática estuda (fígado sadio, fígado cirrótico; pulmão saudável, pulmão doente; língua, traqueia e esôfago de fumante e não fumante e feto de 28 semanas). Foram atendidos na Escola Estadual Heitor de Alencar Furtado um público de 720 alunos e 30 funcionários, divididos em 20 grupos.  A cada seção tratou-se do conhecimento científico sobre o corpo humano e os efeitos nocivos do consumo de álcool, drogas e o tabaco, proporcionando momentos significativos de interação e aprendizagem entre os participantes. De maneira similar também foram desenvolvidas atividades no Colégio Vercindes Gerotto dos Reis, também na cidade de Paiçandu. Neste Colégio o público atendido foi de 820 alunos e 50 funcionários, acomodados em 23 sessões. O material disponível no projeto também foi exposto em itinerâncias realizadas pelo MUDI no ano de 2013.  Neste período os professores do PDE (21) das áreas de Ciências e Biologia, foram apresentados ao projeto e, receberam o material da série Juventude Light, criado e desenvolvido pela equipe do Homem virtual (HV) ,  para disponibilizar em  suas escolas de origem. Um vídeo do HV intitulado “Em crise com a balança”, fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiada pelo MUDI.  As atividades desenvolvidas permitiram a interação e levantaram questionamentos sobre assuntos relacionados ao corpo humano, além de oportunizar, uma nova ferramenta para dialogar com os jovens, temáticas que ocorrem no cotidiano, independente da classe social ou etnia

 

Público alcançado/característica do público:

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

 josi

josi2

 

 

Equipe envolvida em 2010:

Coordenador: Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Josiane Medeiros de Mello

Docentes da UEM:

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Sonia Lucy Molinari (1h/a)
Mirian Marubayashi Hidalgo
(1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Sergio Sábio (1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Raquel Sano Suga Terada (1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Tânia Nunes Galvão Verri (1h/a)

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Discente:

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Erica Khatlab Kuraoka

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Christine Men Martins

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Cristiane Yuri Kohiyama Schutz

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Suellen Maldaner Caetano

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

 

Deborah Regina Bai


Técnico administrativo da UEM:
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Ana Estela Codato Silva (1h/a)
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Dulcilene Galvani Nunes (1h/a)
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Reinaldo de Castro Soriani (1h/a)
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Luiz Donadon Leal (1h/a)