Ambiente interativo de aprendizagem

Processo nº: 12378/2009

Órgão Proponente: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar

Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório):

Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DOD; DAU; BCE; ASC; DCM

Resumo do projeto: Sabe-se que atualmente as atividades dos museus tendem a estender-se além das suas finalidades primitivas de armazenar, apresentar e aumentar suas coleções. Entre seus propósitos está também o de despertar o interesse pelo campo das ciências, além de propiciar o acesso ao aprendizado e a motivação de quem ensina. Entendendo que o conhecimento em saúde é hoje um elemento fundamental para a geração de desenvolvimento é proposto o presente Projeto com o objetivo de promover a educação, por meio de tecnologias interativas que possam aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização, fornecendo conteúdos importantes para contribuir na melhoria da qualidade de vida da população. Serão realizadas duas exposições utilizando a série educacional da Edição Ouro do Projeto Homem Virtual, que estimula e facilita o aprendizado de conceitos de biologia e de medicina. Para isso, aposta na tecnologia 3D e nas mensagens complementares e desafiadoras dos painéis. Esta série é uma ferramenta multimídia adaptada à formação dos estudantes do ensino fundamental e médio, e também dos universitários das áreas de saúde. Os painéis e os vídeos referem aos Ambientes Interativos de Aprendizagem, no qual o estudante aprenderá mais e será estimulado a construir o próprio conhecimento. De forma complementar, será utilizado material do acervo do MUDI.

Equipe envolvida em 2016:

Coordenadora: Josiane Medeiros de Mello:
Docentes da UEM: Ana Paula Vidotti; Carmem Patricia Barbosa Lopes; Sônia Trannin de Mello
Alunos da UEM: Fabricio Vieira dos Santos; Giovana Cristina de Saouza Bettin; Ana Carolina Maciel; Thais Santos Nepomuceno; Victor Hugo Carvalho Santos

Ações desenvolvidas no ano de 2016: No período entre 01/01/2016 a 31/12/2016 os integrantes do projeto Ambiente interativo de aprendizagem, atuaram com objetivo de promover a educação, por meio de ações interativas que pudessem aguçar a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e nível de escolarização. Materiais do projeto homem virtual foram utilizados em exposições temáticas intituladas: Diversidade anatômica das espécies brasileiras; diversidade anatômica de crânios das espécies brasileiras: etapa colégio oxigênios; exposição anatômica de corações humanos – uma viagem pelo sistema circulatório. Também foram ministrados cursos para pós- graduandos e professores da rede estadual de ensino, além da divulgação do material como ferramenta para futura utilização por professores de Ciências e Biologia.

Público alcançado/característica do público: 1.574 pessoas

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc)Foram apresentados 2 trabalhos em eventos:  Ambientes de aprendizagens museológicas e Informação a escolares sobre o álcool, drogas e o tabaco utilizando as ferramentas do homem virtual.

Josiane1

Josiane2

josiane3

josiane4