Formação e educação continuada para monitores do MUDI.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 0381/2006.
Início: 31/03/2006.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Clientela: Monitores que atuam no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Resumo do projeto: Na última década o Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá tem trabalhado com monitores voluntários das diversas áreas do conhecimento. Sabe-se que atualmente as atividades dos museus tenderam a estender-se além das suas finalidades primitivas de armazenar, apresentar e aumentar suas coleções, entre seus objetivos está também o de despertar o interesse pelo campo das ciências, além de propiciar o acesso ao aprendizado e a motivação de quem ensina. Dessa forma, acreditamos que os monitores ao serem estimulados a passarem de aprendizes para divulgadores do conhecimento serão motivados a aprofundar seus conhecimentos e a reinventar a linguagem científica para comunicar-se com diferentes públicos. Este projeto tem por objetivo a realização de cursos, palestras, oficinas para capacitação dos monitores do MUDI. Os monitores serão selecionados entre os alunos de ensino fundamental e médio, alunos de graduação de instituições de ensino superior pública ou particular e voluntários da comunidade. Serão categorizados em: Monitor 1, Monitor 2 e Monitor 3. Cada categoria contará com atribuições gerais e específicas, que visam o adequado funcionamento das atividades desenvolvidas no MUDI, onde a ciência está associada a formas alegre, criativa e descontraída de aprender.

Equipe envolvida em 2009:

Coordenadora: Josiane Medeiros de Mello - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Marcílio Hubner de Miranda Neto (2h/a).

Sonia Lucy Molinari
(2h/a).
Silvana Regina de Mello
(2h/a).
Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre (2h/a).

Acadêmicos:
Érica Khatlab Kuraoka