Brincando e apredendendo sobre mecânica e acústica no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 0963/2005.
Início: 01/04/2005.

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DFI.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá

Clientela: Professores e alunos do ensino fundamental e médio e comunidade em geral.

Resumo do projeto: Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Representa uma maneira de mobilizar a comunidade em geral, em especial os professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, a visitarem a UEM, e neste caso participarem de atividades em que poderão aprender sobre mecânica em integração com a Morfofisiológica humana. Serão abordadas as transformações de energia através de experimentos dinâmicos, como por exemplo, os conceitos envolvidos no experimento da cama elástica. Será explicado, por exemplo, que a queima da glicose no interior das células libera energia química convertendo-se em energia cinética, possibilitando a contração muscular, essa por meio dos movimentos do corpo distende o tecido elástico transformando-se em energia potencial, que cessada a tensão provocada pelo corpo em movimento retrai-se e impulsiona o sujeito para cima transformando sua energia cinética. Ao atingir a altura máxima o corpo do sujeito estará novamente rico em energia potencial, iniciando uma queda provocada pela força gravitacional, acelerando seu corpo e convertendo a energia potencial em energia cinética. Ao atingir o tecido elástico provoca sua distensão levando novamente ao acumulo de energia potencial. Da mesma forma apresentaremos outros experimentos de mecânica como montanha russa, roldanas entre outros. De acústica utilizaremos tubos sonoros, velocidade do som, simulação da membrana timpânica etc.

Equipe envolvida em 2005:

Coordenador: Jurandir Hillmann Rohling - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Marcelo Alves Barros.

Sérgio Carlos da Silva.

Cleber Moreira de Souza.
Marcelo Pieri.
Andréia Itami da Silva.
Vanessa Beatriz Bressianini.
Gustavo Sanguino Dias.
Breno Ferraz de Oliveira.

Jurandir Hillmann Rohling.

Equipe envolvida em 2006:

Marcelo Alves Barros.

Sérgio Carlos da Silva.

Cleber Moreira de Souza.
Marcelo Pieri.
Andréia Itami da Silva.
Vanessa Beatriz Bressianini.
Gustavo Sanguino Dias.
Breno Ferraz de Oliveira.
Michelli Luiza Zuge.
Pedro Julio Batista de Oliveira Nishiyama.
Robson Ferrari Muniz.
Elton de Lima Savi.
Marcos de Moura Soares.
José Maria Fernandes Jr.
Jhionan Rian Lara dos Santos.
João Franscisco Martins Alves.
Mayara Assoni Timbó de Souza.
Carina Kukreeht Silva.
Angela Maria Picolloto.
Miguel Jorge B.Ferreira.
Aline Harumt Yokota.

Eduardo Hluchow.

Equipe envolvida em 2007 e 2008:

Renato Cardoso Nery.

Eduardo Hluchow

Michelli Luiza Zuge.
Pedro Julio Batista de Oliveira Nishiyama.
Robson Ferrari Muniz.
Elton de Lima Savi.
Marcos de Moura Soares.
José Maria Fernandes Jr.

Mayara Assoni Timbó de Souza.
Carina Kukreeht Silva.
Angela Maria Picolloto.