topo frente

Brincando e apredendendo sobre mecânica e acústica no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 0963/2005. 
Início: 01/04/2005.
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DFI.
Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá
Vitae não compartilha necessariamente dos conceitos e opiniões expressos neste trabalho, que são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Clientela: Professores e alunos do ensino fundamental e médio e comunidade em geral.
Resumo do projeto: Este projeto será desenvolvido conjuntamente pelo Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar e Departamento de Física. Representa um estímulo às atividades interdisciplinares, devido ao intercâmbio com outras áreas do conhecimento que também integram o PROMUD, possibilitando um convívio enriquecedor entre docentes e alunos que as promovem e com a comunidade. Representa uma maneira de mobilizar a comunidade em geral, em especial os professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, a visitarem a UEM, e neste caso participarem de atividades em que poderão aprender sobre mecânica em integração com a Morfofisiológica humana. Serão abordadas as transformações de energia através de experimentos dinâmicos, como por exemplo, os conceitos envolvidos no experimento da cama elástica. Será explicado, por exemplo, que a queima da glicose no interior das células libera energia química convertendo-se em energia cinética, possibilitando a contração muscular, essa por meio dos movimentos do corpo distende o tecido elástico transformando-se em energia potencial, que cessada a tensão provocada pelo corpo em movimento retrai-se e impulsiona o sujeito para cima transformando sua energia cinética. Ao atingir a altura máxima o corpo do sujeito estará novamente rico em energia potencial, iniciando uma queda provocada pela força gravitacional, acelerando seu corpo e convertendo a energia potencial em energia cinética. Ao atingir o tecido elástico provoca sua distensão levando novamente ao acumulo de energia potencial. Da mesma forma apresentaremos outros experimentos de mecânica como montanha russa, roldanas entre outros. De acústica utilizaremos tubos sonoros, velocidade do som, simulação da membrana timpânica etc.
 
Ano 2017:

 

Órgão Proponente: PROMUD

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DFI

Equipe envolvida em 2017:

Coordenador: Luciano Carvalhais Gomes

Docentes da UEM: Alice Sizuko Iramina; Ana Paula Giacomassi Luciano; Robson Ferrari Muniz; Arquimedes Luciano

Alunos da UEM: Amanda Nunes Lopes da Silva; Ariane Guanini da Silva; Carolina Freiberger Ricoy Fabris; Danilo Ricardo Rosa de Sá; Emanuel Gonçalves de Paula; Gabriel Hideyoshi Aki Kanda; Gabriel Luiz Nalon Macedo; Gabriel Matias Martins; Guilherme Gonçalves Fernandes; Gustavo Nascimento Polizeli; Hugo Nasser Machado; João Paulo da Silva Hilário; João Vitor Francisco dos Santos; Jonatan Alberto Valessi; Luiz Fernando Menezes Pantaleão; Matheus Henrique dos Santos; Nathalia dos Anjos Leme; Pedro Tartari Rolli; Rene Sarrão Moura; Vitor Hugo Ribeiro; Vagner de Souza Prestes; Artur Bom Seabra; Camila Siqueira Barbosa; Daniel Fedel Cabral; Giorgio Bombo Gonçalves; Guilherme Santana da Silva; Gustavo Meneghetti Arcolezi; Lael Eduardo de Oliveira; Lorena Moreno Galdini; Lucas dos Santos Umeoka; Mariana Ferrareze Casaroto; Pedro Almeida Tavares do Nascimento; Regiane Aparecida dos Santos Pego; Renan Guerra Henriques.

Ações desenvolvidas no ano de 2017: No ano de 2017, dentre as variadas atividades exercidas, atendeu-se, em visitas agendadas e monitoradas, alunos e professores do Ensino Infantil, do Fundamental, do Médio, do Superior, do Técnico, da Educação de Jovens e Adultos e visitantes de ONGs. Isso aconteceu por meio de oficinas, ciclo de palestras, Shows de Física, Mostras de experimentos e outras atividades.

blico alcançado/característica do público:Dentre as variadas atividades exercidas pelos bolsistas, eles atenderam em visitas agendadas e monitoradas 488 alunos e professores do Ensino Infantil; 8975 alunos e professores do Ensino Fundamental 5404 alunos e professores do Ensino Médio; 786 alunos e professores do Ensino Superior e 775 alunos e professores do Ensino Técnico; 676 alunos da Educação de Jovens e Adultos e 472 pessoas de ONG. número de pessoas.

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):

Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

 

 

 

Equipe envolvida em 2005:

Coordenador: Jurandir Hillmann Rohling - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Polônia Altoé Fucinato.
Alice Sizuko Iramina.
Marcelo Alves Barros.
Marcílio Hobner de Miranda Neto.
Sônia Lucy Molinari.

Técnicos:

Jurandir Alves Pereira.
Marcio Hideki Babata.
Sérgio Carlos da Silva.

Acadêmicos:

Jéssica Fabricia Barbosa.
Cleber Moreira de Souza.
Marcelo Pieri.
Andréia Itami da Silva.
Vanessa Beatriz Bressianini.
Renato Martin Fukui.
Nayara Boto Nagashima.
Rodolfo Teixeira de Souza.
Fabio Aparecido Costa.
Gustavo Sanguino Dias.
Breno Ferraz de Oliveira.
Eduardo Hluchow.

Docente de Outras instituições ou orgão:

Jurandir Hillmann Rohling.

 

Equipe envolvida em 2006:

Coordenador: Jurandir Hillmann Rohling - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Polônia Altoé Fucinato.
Alice Sizuko Iramina.
Marcelo Alves Barros.
Marcílio Hobner de Miranda Neto.
Sônia Lucy Molinari.

Técnicos:

Jurandir Alves Pereira.
Marcio Hideki Babata.
Sérgio Carlos da Silva.

Acadêmicos:

Jéssica Fabricia Barbosa.
Cleber Moreira de Souza.
Marcelo Pieri.
Andréia Itami da Silva.
Vanessa Beatriz Bressianini.
Renato Martin Fukui.
Nayara Boto Nagashima.
Rodolfo Teixeira de Souza.
Fabio Aparecido Costa.
Gustavo Sanguino Dias.
Breno Ferraz de Oliveira.
Eduardo Hluchow.
Michelli Luiza Zuge.
Pedro Julio Batista de Oliveira Nishiyama.
Robson Ferrari Muniz.
Elton de Lima Savi.
Marcos de Moura Soares.
José Maria Fernandes Jr.
Jhionan Rian Lara dos Santos.
João Franscisco Martins Alves.
Mayara Assoni Timbó de Souza.
Carina Kukreeht Silva.
Angela Maria Picolloto.
Miguel Jorge B.Ferreira.
Aline Harumt Yokota.

Docente de Outras instituições ou orgão:

Jurandir Hillmann Rohling.
Eduardo Hluchow.

Equipe envolvida em 2007 e 2008:

Coordenador: Jurandir Hillmann Rohling - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:

Polônia Altoé Fucinato.
Alice Sizuko Iramina.
Renato Cardoso Nery.
Marcílio Hobner de Miranda Neto.
Sônia Lucy Molinari.

Técnicos:

Jurandir Alves Pereira.
Eduardo Hluchow

Acadêmicos:

Fabio Aparecido Costa.
Renato Martin Fukui.
Jéssica Fabricia Barbosa.
Nayara Boto Nagashima.
Michelli Luiza Zuge.
Pedro Julio Batista de Oliveira Nishiyama.
Robson Ferrari Muniz.
Rodolfo Teixeira de Souza.
Elton de Lima Savi.
Marcos de Moura Soares.
José Maria Fernandes Jr.

Mayara Assoni Timbó de Souza.
Carina Kukreeht Silva.
Angela Maria Picolloto.
Miguel Jorge B.Ferreira.
Aline Harumt Yokota.



Docente de Outras instituições ou orgão:

Jurandir Hillmann Rohling.
Marcio Hideki Babata.
Sergio Carlos Silva.