topo frente

Dramatizando a cidadania fiscal.

Processo nº: 1927/2005
Órgão Proponente: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): Associação SER-Maringá, Receita Federal, Receita Estadual, Núcleo Regional de Educação de Maringá, FINEP.
Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor):
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DCU

Resumo do projeto: Este projeto tem como objetivo a utilização da linguagem cênica para promover reflexões sobre o papel de cada cidadão no tocante à correta utilização dos recursos públicos, bem como, no combate à sonegação, ao contrabando e à pirataria. As peças “O Auto da Barca do Fisco” e “A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira” são apresentadas em eventos ou em temporadas, sempre precedidas ou sucedidas de palestra ou discussões sobre plasticidade neural, aprendizagem e a formação para a cidadania, bem como sobre questões de abrangência do Programa Nacional de Educação Fiscal. Na peça “A FARSA DO FISCAL QUE SE CASOU COM A TRAMBIQUEIRA” são dramatizados muitos dos problemas que estão envolvidos no contrabando e na pirataria como o desrepeito com os autores e produtores de produtos originais e as ameaças a saúde relacionada ao consumo de produtos de origem desconhecida. São também mostrados o desemprego e a ânsia por consumir produtos industrializados tais como brinquedos, Cds, computadores entre outros, como fatores que favorecem o surgimento de máfias de contrabandistas e de legiões de camelôs e sacoleiros que muitas vezes, sem se dar conta, servem a essas máfias. Por outro lado, grande parte da população não hesita em adquirir produtos contrabandeados e pirateados sem se preocupar com os prejuízos que isto ocasiona para toda a sociedade. A peça “O AUTO DA BARCA DO FISCO” salienta que do mundo medieval para o mundo atual, as mudanças foram muito pequenas, as desigualdades, a injustiça social, a exploração de uma nação por outra e a corrupção têm muito em comum. Isto faz do teatro vicentino uma obra crítica e atual, que nos inspirou a produzir o texto “O AUTO DA BARCA DO FISCO” onde, à semelhança de Gil Vicente, critica o modo de vida distorcido de vários elementos de nossa sociedade. Adicionamos também elementos do teatro moderno tomando como fonte de inspiração “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Este segundo autor, pela intervenção da compadecida, procura ressaltar o lado bom das pessoas, portanto, traz consigo uma mensagem de esperança no sentido de que o bem e o mal habitam dentro de todos, mas que o mal só predomina quando o sujeito é submetido a dificuldades extremas ou uma formação moral distorcida. Traz também importantes reflexões dentre elas se a baixa produtividade física e mental de pessoas pobres e mal alimentadas são meramente preguiça ou se decorrem da baixa produção de energia e falta de estímulos.

Equipe envolvida em 2016:


Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório):
 Associação SER-Maringá, Receita Federal, Receita Estadual, Associação de Amigos do MUDI, Lions Clube de Maringá Universitário Integração, Núcleo Regional de Educação de Maringá, Diretoria de Cultura, Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.
Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): Os custos referentes à viagens e apresentações foram bancados diretamente pelas instituições que solicitaram as atividades sem realização de convênios.
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DCM

 

Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">Docentes da UEM: Marcílio Hubner de Miranda Neto (8h/semanais); Carmem Patrícia Barbosa (2h/semanais)
Discente Bolsistas UEM: Luma Medina Volpato - Bolsa Extensão
Discentes Voluntários: Robson Antônio Leite/Física (2h/semanais); Mikaeli Lima (2h/semanais)
Técnicos administrativos da UEM: Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais); Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais); Enéias Ramos de Oliveira (1h/semanal); João Batista Alves (2h/semanais)
Participante de outras instituições: Rosa Fátima dos Santos (2h/semanais); Helenton Cristhian Barrena (2h/semanais); Marcos Luchiancenkol (2h/semanais); Walmirá Ribeiro dos Santos (2h/semanais)
Comunidade externa: Isabel Ferreira da Silva Chagas (2h/semanais); Paulina Croceta Biazin (2h/semanais); André Luís Schmidt da Silva (2h/semanais); Roseni Gentilin Pintinha (2h/semanais); Adilson de Jesus Tavares (2h/semanais) - Cabo Verde; Simónica Martins Sanches (2h/semanais) - Cabo Verde; Orlando Vidaurre (2h/semanais) - Honduras; Reina Victoria Valdiviezo (2h/semanais) - Honduras; Fermín Ventura (2h/semanais) - Honduras; Kathy Domínguez (2h/semanais) - Honduras; Carlos Méndez (2h/semanais) - Honduras; Juventino Hernández (2h/semanais) - Honduras; René Escalón (2h/semanais) - Honduras; Esperanza de Enamorado (2h/semanais) - Honduras; Faustino Hernández (2h/semanais) - Honduras; Erika Amaya (2h/semanais) - Honduras; Marta Soliz (2h/semanais) - Honduras; Roni Menjivar (2h/semanais) - Honduras; Abisai Domínguez (2h/semanais) - Honduras

 

Ações desenvolvidas no ano de 2016: (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos): http://www.mudi.uem.br/index.php/espetaculos-educativos-sp-395852712/79-o-auto-da-barca-do-fisco

O ano de 2016 foi um ano muito positivo, pois realizamos oito apresentações da peça o Auto da Barca do Fisco com a Trupe "arte, ética e cidadania" no Brasil alcançando um público de 3.210 pessoas. Houve também 20 apresentações da Versão para a Cultura Catracha em Honduras "El Auto de La Barca de la Barca del  Fisco" para um público de 3.550 pessoas. A Peça Cidadão e Democracia encenada em parceria com Cabo Verde teve 3 apresentações no Brasil sendo 2 em Foz do Iguaçu e uma em Maringá com um alcance de público de 750 pessoas. 

 

Público alcançado no Brasil/característica do público: 08 apresentações da Peça o Auto da Barca do Fisco - 3.210pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

 

Público alcançado com a peça “. A Peça Cidadão e Democracia” no Brasil: 03 apresentações da peça ", sendo 2 apresentações em Foz do Iguaçu e 1 em Maringá – 750pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

 

Público alcançado em Honduras/característica do público: 20 apresentações da peça “EL AUTO DE LA BARCA DO FISCO” em Honduras – 3.550 pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

 

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):

 

Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet): 

 

http://observatoriosocialmaringa.org.br/2016/10/a-barca-do-fisco-abre-congresso-em-umuarama/

 

http://www.esat.fazenda.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=81&tit=PECA-TEATRAL-O-AUTO-DA-BARCA-DO-FISCO-PARTICIPA-DO-DIA-DA-EDUCACAO-FISCAL-EM-ASTORGA-PR

 

 

 

Equipe envolvida em 2015:
Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Docentes da UEM:
Marcílio Hubner de Miranda Neto (8h/semanais)
Sônia Trannin de Mello (1h/semanal)

 

Discente Bolsistas UEM:
Robson Antonio Leite/Física (12h/semanais- Bolsa de Extensão)
Natan Gomes Batista (20/semanais- bolsa de inclusão)

Suelen Paulina Carnieli  Graduação/Artes Cênicas (16h/semanais - Bolsa de ações afirmativas)

 

Discentes Voluntários:
Larissa Galdioli (1h/semanal)

 

Técnicos administrativos da UEM:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (1h/semanal)

 

Participante de outras intituições:
Rosa Fátima dos Santos (2h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (2h/semanais) - Receita Federal
Walmirá Ribeiro dos Santos (2h/semanais) - Receita Federal
Maribel Bonilla Hernandez (2h/semanais) - DEI – Honduras
David Jerezano Carvajal (2h/semanais) - DEI – Honduras
Vera Figueiredo (2h/semanais) – Ministério de Finanças de Cabo Verde


Comunidade externa:

Roseni Gentilin Pintinha (2h/semanais) – Santa Casa de Maringá

André Schimdt (2h/semanais) Biólogo autônomo

Paulina Croceta Biazin/professora aposentada (2h/semanais)

Isabel Ferreira da Silva Chagas/Economista autonôma (2h/semanais)

Adilson de Jesus Tavares/estudante Engenharia/Uni-CV (2h/semanais)

Sheila Martins/estudante de Jornalismo/Uni-CV (2h/semanais)

Somónica Martins Sanches/estudante de Jornalismo/Uni-CV (2h/semanais)

Romice Eveline Semedo Monteiro/estudante de Jornalismo/Uni-CV (2h/semanais)

Edson Liver Gomes/estudante de Ciência Política/Uni-CV (2h/semanais)

Rui de Jesus da Silva Gomes Ramos/estudante de Inglês/Uni-CV (2h/semanais)

Ivanilson Gonçalves Silva/estudante de Matemática/Uni-CV (2h/semanais)

Iolanda Eliane Pinto Monteiro/estudante de Estudos Cabo-Verdianos/Uni-CV (2h/semanais)

Maria Alice de Pina Moreira/estudante Estudos Cabo-Verdianos/Uni-CV (2h/semanais)

Alimilde Imaculada da Veiga Rodrigues/estudante Estudos Cabo-Verdianos/Uni-CV (2h/semanais)

Dulcelina Moreira Rodrigues / Comunidade/Cabo Verde (2h/semanais)

Jorge Manuel Fernandes Siqueira/ Comunidade/Cabo Verde (2h/semanais)

Elizabete de Fátima Monteiro Gonçalves/DNArt/Cabo Verde (2h/semanais)


Ações desenvolvidas no ano de 2015:
 (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos)

http://www.mudi.uem.br/index.php/espetaculos-educativos-sp-395852712/79-o-auto-da-barca-do-fisco

Público alcançado no Brasil/característica do público: 04 apresentações da Peça o Auto da Barca do Fisco  - 560 pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

Público alcançado em Cabo Verde/característica do público: 04 apresentações da peça "Demogagia" em Cabo Verde – 636 pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

Público alcançado em Cabo Verde/característica do público: 03 apresentações da peça "Cupido:cidadão e democracia" em Cabo Verde – 322 pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):

Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

http://www.2013.fenafisco.org.br/noticias/item/4727-par%C3%A1-em-cena-auto-da-barca-do-fiscoPar%C3%A1:%20Em%20cena%2020Auto%20da%20Barca%20do%20Fisco

http://nfc.sefa.pa.gov.br/index.php/leia-mais-noticias/559-23-04-2015-espetaculo-auto-da-barca-do-fisco

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/04/espetaculo-auto-da-barca-do-fisco-e-apresentado-nesta-sexta-em-belem.html

http://www.esat.fazenda.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=61

 

Resumo: O ano de 2015 foi um ano muito positivo, pois realizamos quatro apresentações da peça o Auto da Barca do Fisco com a  Trupe "arte, ética e cidadania" no Brasil alcançando um público de 560 pessoas. O autor da peça Prof. Marcílio Hubner de Miranda Neto em parceria com a servidora da "Dirección Ejecutiva de Ingressos de Honduras" Maribel Bonilha, com o Coordenador do Programa Nacional de Educação Fiscal de Honduras - David Gerezano e com a professora de Língua espanhola do ILG - Sônia Frade Castro de Souza Silva produziram uma versão atualizada da peça para a Cultura Hondurenha (Cultura Catracha) usando o facebook como instrumento para comunicação durante os trabalhos de realização da versão que será encenada em 2016. Realizamos também em parceria com a Servidora do Ministério das Finanças e Planeamento de Cabo Verde, Vera Figueiredo e com o estudante de engenharia da Uni-CV, Adilson de Jesus Tavares, um aprimoramento do Texto da Peça "Demogagia" para adequar ao Programa Nacional de Construção da Cidadania Fiscal de Cabo Verde. A Peça demogagia foi apresentada 4 vezes alcançado um público de 636 pessoas. Também via Facebook e em parceria com Adilson de Jesus Tavares, estudante da Uni-CV fizemos uma releitura de uma esquete denominada "CUPIDO" para sensibilizar o público sobre as relações entre o cidadão, a democracia e a coisa pública.  

A peça "Demogagia" resultou do trabalho de um grupo de alunos e alunas da Uni-CV que se encontrava realizando o curso de iniciação teatral oferecido pelo Instituto Camões com o objetivo de formar um grupo de teatro universitário. No contexto deste curso, alunos e alunas dos cursos de Engenharia Civil (Adilson de Jesus Tavares) , Jornalismo (Somónica Martins Sanches e Romice Eveline Semedo Monteiro), Ciência Política (Edson Liver Gomes), Inglês (Rui de Jesus da Silva Gomes Ramos), Matemática (Ivanilson Gonçalves Silva) e Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses (Iolanda Eliane Pinto Monteiro, Alimilde Imaculada da Veiga Rodrigues e Maria Alice de Pina Moreira), bem como dois voluntários da comunidade (Dulcelina Moreira Rodrigues e Jorge Manuel Fernandes Siqueira) idealizaram a peça de teatro "Demogagia" sob direção da docente do Curso de Iniciação Teatral (Elizabete de Fátima Monteiro Gonçalves). A Peça foi escrita pelos alunos e contou com a colaboração do Professor Marcílio Hubner de Miranda Neto e da servidora do Ministério das Finanças Vera Figueiredo para contemplar os princípios da Cidadania Fiscal, estando voltada à denúncia de visões distorcidas que muitos cidadãos possuem do setor público que favorecem o clientelismo em detrimento da luta por políticas públicas, bem como a corrupção praticada por alguns administradores públicos. 

A peça "Cupido" foi adaptada pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto e Pelo Estudante da Uni-Cv Adilson de Jesus Tavares para estimular a reflexão sobre a Democracia na concepção de Norberto Bobbio, em especial no que toca o princípio de que a democracia pressupões o amor pela coisa pública e que por outro lado a coisa pública (Estado) deve proporcionar a vida com qualidade para a população. A Principio o ator que representa o cidadão entrega à coisa pública algumas florzinhas representando a contribuição do cidadão para a manutenção da coisa pública, ela pouco se importa, a seguir o cidadão da  uma flor grande, ela ainda fica insatisfeita, isto representa o Estado e a democracia cada vez cobrando mais do cidadão mas oferecendo pouco de volta, então o cidadão dá o próprio coração e ela se satisfaz,  e então ele morre, mas sem o cidadão não faz sentido existir coisa pública, então a coisa pública da seu coração ao cidadão e ele volta a viver.

 

 

Equipe envolvida em 2014:

Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Docentes da UEM:
Marcílio Hubner de Miranda Neto (8h/semanais)
Sônia Trannin de Mello (1h/semanal)

Discente Bolsistas UEM:
Robson Antonio Leite/Física (12h/semanais- Bolsa de Extensão)
Leandro Henrique Romão (16h/semanais - Bolsa de ações afirmativas)
Suelen Paulina Carnieli  Graduação/Artes Cênicas (16h/semanais - Bolsa de ações afirmativas)

Discentes Voluntários:
Karen Fernanda Ramos Pereira/Enfermagem (1h/semanal)
Bianca Leila da Silva/Artes Cênicas (4h/semanais)
Nathália Cristina Gonzales/Doutorando em Biologia Comparada (2h/semanais)
Klebert Faria da Silva/Especialização em Fauna Silvestre (2h/semanais) 

Técnicos administrativos da UEM:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (1h/semanal)
João Batista Alves de Assis (1h/semanal)

Participante de outras intituições:
Rosângela Salete Andrade (3h/semanais) - Núcleo Regional de Educação
Rosa Ferreira dos Santos (3h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (3h/semanais) - Receita Federal
Walmirá Ribeiro dos Santos (3h/semanais) - Receita Federal
Helenton Cristhian Barrena/Uningá (2h/semanais)

Comunidade externa:
Roseni Gentilin Pintinha (3h/semanais) – Santa Casa de Maringá
André Schimdt (4h/semanais) Biólogo autônomo
Paulina Croceta Biazin/professora aposentada (2h/semanais)
Isabel Ferreira da Silva Chagas/Economista autonôma (2h/semanais)

Ações desenvolvidas no ano de 2014: (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos)

Público alcançado/característica do público: 08 apresentações - 1790 pessoas (professores e alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior e comunidade em geral)

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):

http://www.dex.uem.br/forum/images/porque%20um%20academico%20de%20fisica%20dramatiza%20a%20cidadania%20fiscal.pdf

http://www.dex.uem.br/forum/images/dramaturgia%20textual%20o%20auto%20da%20barca%20do%20fisco.pdf

http://www.dex.uem.br/forum/images/sonoplastia%20na%20constru%C3%A7ao%20cenica.pdf

http://www.dex.uem.br/forum/images/arte%20e%20teatro%20para%20a%20constru%C3%A7ao%20de%20um%20novo%20cidadao.pdf

Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

http://observatoriosocialmaringa.org.br/2014/09/peca-teatral-o-auto-da-barca-do-fisco-apresentou-se-em-seminario-na-unespar-paranavai/

http://blogs.odiario.com/sodrejunior/2014/10/07/o-auto-da-barca-fisco/

http://www.uem.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8256&Itemid=1

YOUTUBE - 539 visualizações  https://www.youtube.com/watch?v=8sDYdk6CZdY

 

 

 

Equipe envolvida em 2013:

Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Docentes da UEM:
Marcílio Hubner de Miranda Neto (8h/semanais)
Sônia Trannin de Mello (1h/semanais)

Discente Bolsistas UEM:
Leandro Henrique Romão (16h/semanais)

Bianca Leila da Silva (16h/semanais)

Suelen Paulina Carnieli  Grando (16h/semanais)

 

Weslley dos Santos Borges (16h/semanais)

 

Luana Silva Pereira (16h/semanais)

 


Discentes Voluntários:

 

Karen Fernanda Ramos Pereira (1h/semanais)

 

Amanda Paganini (1h/semanais)

Robson Antonio Leite (8h/semanais)

Técnicos administrativos da UEM:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (1h/semanais)
João Batista Alves de Assis (1h/semanais)

Participante de outras intituições:
Rosângela Salete Andrade (3h/semanais) - Núcleo Regional de Educação
Rosa Ferreira dos Santos (3h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (3h/semanais) - Receita Federal
Walmirá Ribeiro dos Santos (3h/semanais) - Receita Federal
Helenton Cristhian Barrena (2h/semanais)

 


Comunidade externa:

 

Roseni Gentilin Pintinha (3h/semanais) –Santa Casa

 

André Schimdt (4h/semanais) Biólogo autonomo

Paulina Croceta Biazin (2h/semanais)

Isabel Ferreira da Silva Chagas (2h/semanais)

Fernanda Danieli Codato Fava Estécio (1h/semanais)

 


Ações desenvolvidas no ano de 2013: (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos)

Público alcançado/característica do público: 15 apresentações - 3727 pessoas (professores e alunos do ensinos básico, fundamental e superior e comunidade em geral)

 

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):


Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

 

 

Equipe envolvida em 2012:

Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo."

Docentes da UEM:
Marcílio Hubner de Miranda Neto
Sônia Trannin de Mello (8h/semanais)

Discente Bolsistas UEM:
Alice Milane Nespollo (8h/semanais) - FINEP
Karen Fernanda Ramos Pereira (8h/semanais)
Leandro Henrique Romão (8h/semanais)
Bianca Leila da Silva (8h/semanais)
Cristiane Ambrósio de Campos (8h/semanais)
Suelen Paulina Carnieli (8h/semanais)

Discentes Voluntários:
André Schimdt
Amanda Paganini
Cristiane Vanessa Cândida Borges (8h/semanais) - FINEP

Aluno de Pós-Graduação:
Helenton Cristhian Barrena (4h/semanais)

Técnicos:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (2h/semanais)
João Batista Alves de Assis (2h/semanais)

Participante de outras intituições:
Rosângela Salete Andrade (3h/semanais) - Núcleo Regional de Educação
Rosa Ferreira dos Santos (3h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (3h/semanais) - Receita Federal
Roseni Gentilin Pintinha (3h/semanais) -Ser-Maringá
Walmirá Ribeiro dos Santos (3h/semanais) - Receita Federal

Comunidade externa:
Paulina Croceta Biazin (4h/semanais)
Vera Lehmann (4h/semanais)
Isabel Ferreira da Silva Chagas (4h/semanais)
Fernanda Danieli Codato Fava Estécio (4h/semanais)


Ações desenvolvidas: (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos)

Número de apresentações: 19
Público alcançado: 7.309

 

Equipe envolvida em 2011:

Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo."

Docentes:
Sônia Trannin de Mello (8h/semanais)

Discente:
Alice Milane Nespollo (8h/semanais)


Aluno de Pós-Graduação:
Helenton Cristhian Barrena (4h/semanais)

Técnicos:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (2h/semanais)
João Batista Alves de Assis (2h/semanais)

Participante de outras intituições:
Rosângela Salete Andrade (3h/semanais) - Núcleo Regional de Educação
Rosa Ferreira dos Santos (3h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (3h/semanais) - Receita Federal
Roseni Gentilin Pintinha (3h/semanais) -Ser-Maringá
Márcia Marta Hoff (3h/semanais) - Receita Federal
Walmirá Ribeiro dos Santos (3h/semanais) - Receita Federal

Comunidade externa:
Paulina Croceta Biazin (4h/semanais)
Vera Lehmann (4h/semanais)
Isabel Ferreira da Silva Chagas (4h/semanais)

Ações desenvolvidas: (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos)
26 apresentações da peça "O Auto da Barca do Fisco" para um público de 9320 pessoas.


 
 

Equipe envolvida em 2010:

Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
">

Docentes:
Sônia Trannin de Mello (8h/semanais)

Discente:
Alice Milane Nespollo (8h/semanais)
Rayanne Acorsi (12h/semanais)

Aluno de Pós-Graduação:
Helenton Cristhian Barrena (4h/semanais)

Técnicos:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (2h/semanais)
João Batista Alves de Assis (2h/semanais)

Participante de outras intituições:
Rosângela Salete Andrade (3h/semanais) - Núcleo Regional de Educação
Rosa Ferreira dos Santos (3h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (3h/semanais) - Receita Federal
Roseni Gentilin Pintinha (3h/semanais) -Ser-Maringá
Márcia Marta Hoff (3h/semanais) - Receita Federal
Walmirá Ribeiro dos Santos (3h/semanais) - Receita Federal

Comunidade externa:
Paulina Croceta Biazin (4h/semanais)
Vera Lehmann (4h/semanais)

Ações desenvolvidas:
26 apresentações da peça "O Auto da Barca do Fisco" para um público de 8.203 pessoas.
 5 apresentações da peça "A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira" para um público de 1551 pessoas. (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos).

Equipe envolvida em 2009:


Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
">

Docentes:
Sônia Trannin de Mello (8h/semanais)

Discente:
Alice Milane Nespollo (12h/semanais)
Helenton Barrena (1h/semanais)
Camila Carolina Aparecida Conejo (4h/semanais)

Técnicos:
Marcelo Henrique Galdioli (6h/semanais)
Reinaldo de Castro Soriane (12h/semanais)
Enéias Ramos de Oliveira (2h/semanais)

Participante de outras intituições:
Rosângela Salete Andrade (3h/semanais) - Núcleo Regional de Educação
Rosa Ferreira dos Santos (3h/semanais) - Receita Estadual
Marcos Luchiancenkol (3h/semanais) - Receita Federal
Roseni Gentilin Pintinha (3h/semanais) -Ser-Maringá
Márcia Marta Hoff (3h/semanais) - Receita Federal
Walmirá Ribeiro dos Santos (3h/semanais) - Receita Federal

Comunidade externa:
Paulina Croceta Biazin (4h/semanais)
Vera Lehmann (8h/semanais)

Ações desenvolvidas:
15 apresentações da peça "O Auto da Barca do Fisco" para um público de 6250 pessoas.
6 apresentações da peça "A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira" para um público de 2560 pessoas. (Para ver detalhes consulte Espetáculos Educativos).

 

Equipe envolvida em 2005:


Coordenador: Marcílio Hubner de Miranda Neto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes:
03

Técnicos:
06

Acadêmicos:
02

Voluntários da Comunidade:
10

Alunos do ensino fundamental e médio:
18