Conhecendo os aspectos químicos e biológicos das plantas medicinais

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).

Processo nº: 2126/2012

Início: 03/2012

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DCI, DCM

Apoio: Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Clientela: Comunidade em geral, professores e alunos do ensino fundamental e médio.

Resumo do projeto: Pretende-se que este projeto seja um laboratório permanente e dinâmico sobre extração de óleos essenciais e suas aplicações, tais como: saúde, alimentação e/ou cosméticos, onde diversas atividades serão desenvolvidas para ilustrar a importância do estudo deste conceito no ensino de química e biologia. O presente projeto terá como principal objetivo socializar conhecimentos sobre os aspectos químicos e biológicos de plantas medicinais com os estudantes e professores do ensino médio e membros da comunidade em geral. As ações serão desenvolvidas na sede do MUDI, por meio de cursos e palestras oferecidas em eventos e visitas monitoradas no MUDI. Inicialmente será realizado um treinamento para monitores e elaboração de painéis contendo a estrutura química e a classificação de alguns compostos químicos, de modo que possibilite compreender as características químicas dos componentes de óleos essenciais extraídos de algumas plantas, como alecrim, cravo, canela entre outros, abordando os métodos de extração e suas aplicações.  Também serão realizados experimentos para extração de óleos essenciais e avaliação das características químicas e biológicas. Serão executadas ações interdisciplinares que elucidam a atuação dessas substâncias no organismo de acordo com a atividade biológica de cada substância.

Equipe envolvida em 2011:

Coordenadora: Professora Simone Fiori (DCI) - 8 h/a

Profa Débora de Mello Gonçales Sant´Ana - DCM - 1 h/a
Profa Eneri Vieira de Souza Leite Mello (DCM) - 1 h/a
Profa Marli Aparecida Defani (DCM) - 2 h/a
Profa Marcia Regina Batista (DAB) - 2 h/a
Profa. Juliana Vanessa Colombo Martins Perles - DCM - 1 h/a

Técnico da UEM:
Maria Euride Carlos Cancino - 4 h/a

Discentes de graduação da UEM:

Camila Zanata Lisboa - 2 h/a -  Quimica
Jackson Gabriel Miyamoto - 2 h/a Biomedicina