Pegada animal: o método de moldagem aplicado à educação ambiental

Título:Pegada animal: o método de moldagem aplicado à educação ambiental
Processo nº:3661/2010

Órgão Proponente:Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM

Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório):não há

Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): PEC, DBI, DZO, DMV

Apoio/Parceiros:CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Equipe envolvida:
Coordenador:Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre

Max Gimenez Ribeiro
Luciana Vieira Pinto Ribeiro

Alunos da UEM:
Hâmara Milaneze de Souza (bolsista)
Caio Noritake Louzada
Ligia Debone Piazza

Técnicos administrativos da UEM:não há

Ações desenvolvidas no ano de 2010:
Este projeto de extensãoestasendodesenvolvidonasáreasflorestadas da região de Umuarama e Maringá e fundos de vales da UEM. Tem comoobjetivodesenvolver a técnica de moldagemem gesso para ass coleta de dados relativasaosanimaisquevivemnaregião, afim de torná-la acessível à comunidade, além de repassar a metodologiacorreta de identificação da fauna para osprofessores, discentes e visitantes do Mudi e escolas da região, de modo a constitui-se de umaferramentadidática para usoemsalas de aulasemestudosrelacionados com biodiversidade animal e a evolução dos diferentesgrupos de animais.
Nesteperíodo de abrangência do relatórioforamrealizadoslevantamentosbibliográficos, elaboração de textossobre o tema “métodos de levantamento da fauna silvestre”, adequação da técnica de moldagem das pegadasencontradasnasáreasvisitadas, sendoconfeccionados contra moldesem gesso e moldesemargila (figura 1). Com estes dados foipossívelelaborar um primeiro folder didático.
Jánosprimeirosensaios para obtenção de moldes das patas dos animaisemareia e argila, observou-se quehavia a necessidade de adequação de taltécnicapropostanaliteratura. Assim, para obtenção das pegadas de melhorqualidade, optou-se emusarareiaumedecida, e sobre a pegadaobtidafoidespejadauma pasta de gesso e água, e sem a necessidade de delimitar a. o oucano de PVC apresentandoassim, melhoresresultados.
Foiiniciada a produção do folder, que segue emanexo, explicando o passo a passo da confecção dos contra moldesem gesso.

Públicoalcançado (características do público):

Estudantes e professores do EnsinoMédio, Fundamental e Superior visitantes do MUDI: 328

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):os resultados desse período de abragencia do projeto foram publicados no 8º. Forum de Extensão da UEM.

Ações desenvolvidas no ano de 2011:
Nesteperíodo de realização do projetoforamexecutadas as metodologiasprevistasquanto à montagem dos ‘kits’ com moldes, contra-moldes, folhetoexplicativa e bannensqueserãodistribuídosnasescolas de ensino fundamental e médio de Maringá e Umuarama. Nesteperíodoforampreparadasdezenas de unidadesem gesso e argila, as quaisreceberamváriascamadas de cola brancaafim de comporumapelículaprotetoraaomanuseio. Somente para algumasturmasquevisitaram o Mudiforamexplicadososobjetivos e metodologiasaplicadasnesteprojeto, o quedeveráserampliado no ano de 2012.
Todososprocedimentosforamfotografadosafim de se obter um folder com figurasoriginais. Novo modelo de folder foidesenvolvido pela acadêmicaenvolvida no projeto, agora maiscompletoque o anterior e com as propostas de alteraçãonametodologia de produção dos moldesem gesso e contra-moldesemargilaprevistas no relatório anterior.
Na próximaetapadesteprojetoprevê-se aimpressãográfica dos folhetosexplicativos e banners e distribuiçãodeste material didáticonasescolas. Serãooferecidostreinamentos no Mudi para osprofessores e outros acadêmicosque se interessaremporestetipo de moldagem e método de estudos da fauna.

Públicoalcançado (características do público):

Estudantese professoresdo EnsinoMédio, Fundamental e Superiorvisitantes do MUDI: 130

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):os resultados desse período de abragencia do projeto foram publicados no 9º. Forum de Extensão da UEM.

Ações desenvolvidas no ano de 2012:
Nestaetapa do projeto de extensãoempauta, foramrealizadasrevisõesbibliográficas e dezenas de novosmoldes e contra-moldes das patas de animaisdomésticos, tendoem vista a curiosidadeapresentadapelaspessoasquetiveramcontato com os ‘kits’ preparados no anopassados, sendoeles: cão, gato, coelho, porco e galinha.
Tendoem vista que as estufa de queima de argila, quepermanecenasdependências do Mudi, nãoestavaemfuncionamento no final do ano de 2012, a professoraÂngelaMecking da Silveira (DCU)nosorientou para que as peças de argilaforamrevestidas com cola branca para madeira, o quelheconferiuótimaresistênciaaoatrito e a quebras. Tal métodoemmuitofacilitou a confecção das peçasemargila, devendoserrepassadaaosvisitantes do Mudi. O folder com osmétodosaplicadosnesseprojetoestá a disposição no site do Mudi.

Estudantese professoresdo EnsinoMédio, Fundamental e Superior: 255

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):os resultados desse período não foram publicados.

Ações desenvolvidas no ano de 2014:

Estudantes e professores do EnsinoMédio, Fundamental e Superior: 151

Os resultados desse período foram publicados no 12 Forum de extensao da UEM, dispon[ivel em <http://www.dex.uem.br/forum/images/confec%C3%A7ao%20de%20contramoldes%20das%20pegadas%20dos%20animais%20como%20ferramenta%20para%20a%20educa%C3%A7ao%20ambiental.pdf>.

d8

d7