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Coleção entomológica do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM: Uma homenagem à Yoko Terada

Processo nº: 2423/2009
Órgão Proponente: Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM
Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): Departamento de Biologia e Departamento de Biologia Celular e Genética
Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): PEC, DBI
Apoio/Parceiros: CNPq, FADEC, Receita Federal, Fundação Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Equipe envolvida em 2016:
Coordenador: Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre
Docentes da UEM: Débora de Mello Gonçales Sant’Anna; Marcílio Hubner de Miranda Neto; Maria Claúdia Colla Ruvolo Takasusuki
Alunos da UEM: André Luís Schmidt da Silva, Nathália Cristina Gonzalez Ribeiro, Lucas barqueiro Domingues, Álvaro Antônio Felipe Soares, Pamela Rafaela Taborda Gonçalves, Milene Barbosa de Souza, Vinicius Silva Guizellini, Thais as Silva Regaçoni.
Técnicos administrativos da UEM: não há

Ações desenvolvidas no ano de 2016: O projeto Coleção Entomológica do MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar) é desenvolvido em um ambiente temático próprio, o qual conta com diversos equipamentos (computador, microscópios e estereomicroscópios), artefatos (placas, adesivos, moldes em massa de biscuit, etc.) e amostras da coleção de insetos elaborada pela Professora Doutora Yoko Terada, nas décadas de 1970-80. No MUDI, cada grupo de visitante é acompanhado por monitores, em sua maioria, acadêmicos de diversos cursos da instituição. Tendo por base que o conhecimento é adquirido ao longo da vida de diferentes formas: a educação formal, a educação adquirida em escolas; a educação informal, a adquirida no convívio em sociedade; e a educação não-formal. Nessa última, ocorre quanto a própria pessoa cria ou busca o conhecimento fora da instituição escolar. Sendo assim, entende-se que a educação-não-formal é oferecida em museus, centros de ciência, lugares que atividades sejam direcionadas ao público com determinada finalidade. Os museus ao receberem um público que trazem consigo suas próprias concepções e vivências, e com estes dialogarem traz uma nova forma de olhar as relações tanto para quem busca o conhecimento quanto para quem transmite. Como uma das funções dos monitores do MUDI é repassar conhecimentos científicos aos visitantes, mas de modo não-formal, tornam-se necessárias amplas revisões bibliográficas sobre os assuntos pertinentes ao projeto em execução. Após essa etapa, são elaboradas pequenas e diversificadas palestras e apresentações em slides, para serem apresentadas no ambiente temático, e direcionadas ao público visitante, em sua maioria composto por discentes do Ensino Fundamental e Médio. Uma das principais ênfase deve ser dada à importância biológica e agronômica dos insetos, bem como à necessidade da preservação das espécies e dos respectivos ambientes naturais.

Público alcançado/característica do público:

Visitas agendadas

número de pessoas

Educação Infantil       (Professores e alunos)

567

Ensino Fundamental      (Professores e alunos)

4.574

Ensino Médio     (Professores e alunos)

12.756

Ensino Superior       (Professores e alunos)

255

Ensino Técnico         (Professores e alunos)

370

Educação de Jovens e Adultos.........(Professores e alunos)

149

Organizações não governamentais

170

Visitas espontâneas (sem agendamendo)

1.212

 Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc): Os resultados foram publicados no 14º Fórum de Extensão da UEM.

 

 

 

 

Título: Coleção entomológica do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM: Uma homenagem à Yoko Terada
Processo nº:2423/2009

Órgão Proponente:Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM

Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório):não há

Órgãos financiadores (se possível com n° de processo de valor): não há

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): PEC, DBI

Apoio/Parceiros:CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Equipe envolvida:
Coordenador:Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre

Docentes da UEM:
Marcílio Hubner de Miranda

Alunos da UEM:
Caio Noritake Louzada
Ligia Debone Piazza
Samara Colaoto Herreiro
Gabriel Ávila Carreri
Pedro Rogério Soares Fiths

Outras insituições:
Itamar Cossina Gomes (Cesumar)

Técnicos administrativos da UEM: não há

Ações desenvolvidas no ano de 2010:
No período de abrangênciadesterelatórioforamrealizadaspesquisasbibliográficas e elaboradaspequenaspalestrassobretemasdiversosrelacionados com o grupo dos ‘insetos’ e ‘coleçõesentomológicas’, sempreembusca de informaçõesatualizadassobre a importância da classeInsecta para a manutenção do meioambiente.
As acadêmicasenvolvidas no projetoexpuseramaopúblicovisitante do Mudiosresultados das pesquisasacima, de modo a repassarsaberes e despertar o interessequanto a preservaçãodestesimportantesanimais.
Osmateriaisdidáticos, preparados com exemplares da coleçãoentomológicadeixada pela professora Yoko Terada, encontram-se emexposição no Mudi, e despertam o fascínio e tambémdiversostipos de fobiasnosvisitantes.


Públicoalcançado/característica do público:

Educaçãoinfantil (estudantes e professores): 454
Ensino Fundamental e Médio (estudantes e professores): 12.356
Ensino Superior (acadêmicos e professores): 370
Ensinotécnico: 197
Terceira idade: 476
Total 13.853


Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Os resultados foram publicados no 8º Forum de Extensao da UEM.

Ações desenvolvidas no ano de 2011:
No período de abrangênciadesterelatórioforamrealizadaspesquisasbibliográficas e elaboradaspequenaspalestrassobretemasdiversosrelacionados com o grupo dos ‘insetos’ e ‘coleçõesentomológicas’, sempreembusca de informaçõesatualizadassobre a importância da classeInsecta para a manutenção do meioambiente.
As acadêmicasenvolvidas no projetoexpuseramaopúblicovisitante do Mudiosresultados das pesquisasacima, de modo a repassarsaberes e despertar o interessequanto a preservaçãodestesimportantesanimais.
Osmateriaisdidáticos, preparados com exemplares da coleçãoentomológicadeixada pela professora Yoko Terada, encontram-se emexposição no Mudi, e despertam o fascínio e tambémdiversostipos de fobiasnosvisitantes.


Públicoalcançado/característica do público:

Educaçãoinfantil (estudantes e professores): 454
Ensino Fundamental e Médio (estudantes e professores): 12.356
EnsinoSuperior (acadêmicos e professores): 370
Ensinotécnico: 197
Terceira idade: 476
Total 13.853


Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Os resultados obtidos nesseperíodo de execuçãoforamapresentados no XIII EncontroMaringaense de Biologia e no 9o. Fórum de Extensão da UEM.

Ações desenvolvidas no ano de 2012:
Como emanosanteriores, é solicitadoaosacadêmicos, participantesdesteprojeto, querealizempesquisasbibliográficas e elaborempequenaspalestrassobretemasdiversosrelacionados com a ClasseInsecta e a importância da manutenção de coleçõesbiológicasemgeral, especialmente as entomológicas. Taisinformaçõessão de grandeimportância para que se tenhainformaçõesatualizadas a seremrepassadasaosvisitantes do Mudi.
Nesteperíodo de abrangência do projeto, foramatendidosmilhares de visitantes. Durante a explanação dos monitores, nota-se aimportânciadesteespaçotemáticocomo local adequado para o repasse de informaçõesacerca da biologia dos insetos, suaimportânciaagrícola e para o meioambienteemgeral, especialmentequanto à capacidade de polinização das plantas.

Públicoalcançado/característica do público:

Educaçãoinfantil (estudantes e professores): 633
Ensino Fundamental e Médio (estudantes e professores): 8.553
Ensino Superior (acadêmicos e professores): 515
Ensinotécnico: 443
Terceira idade: 11
CEEBJA 243
Visita livre (comunidade em geral) 1.210
Total 11.608

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Osresultadosobtidosnesseperíodo deexecuçãoforamapresentadosno 10o. Fórum de Extensão da UEM, estandodisponívelem<http://www.dex.uem.br/forum/images/10forum/Poster/Meio%20Ambiente/colecao%20entomologica%20do%20museu%20dinamico%20interdisciplinar%20da%20uem%20-%20uma%20homenagem%20a%20yoko%20terada.pdf>.

Ações desenvolvidas no ano de 2013:
O projetoempauta tem porobjetorepassar, à comunidade, aimportância dos insetos para o meioambiente e a sociedadehumana. Como emanosanteriores, é solicitadoaosacadêmicosparticipantes/monitoresquerealizempesquisasbibliográficas e elaborempequenaspalestrassobretemasdiversosrelacionados com a ClasseInsecta e aimportância da manutenção de coleçõesbiológicasemgeral, especialmente as entomológicas. Taisinformaçõessão de grandeimportância para que se tenhaminformaçõesatualizadas a seremrepassadasaosvisitantes do Mudi.
Osconhecimentosacimasãorepassadosaosvisitantes do Mudina forma de pequenaspalestras junto aoambientetemáticoespecialmenteelaborado para atenderaosobjetivospropostos, contanto com amostras de insetoscoletados pela professoraDra. Yoko Terada, e outros doadosporoutrasinstituições, com destaque para as doações do Departamento de Biologia da UEM.
No período de abrangênciadesserelatóriofoielaborado um cladograma da classeInsecta, tendopor base as instruções de pesquisadores da Universidade de São Paulo, tendopor base osestudos de Kristensen (1991) e Kukalová-Peck (1991).Durante a explanaçãoaosvisitantes nota-se aimportânciadesteespaçotemáticocomo local adequado para o repasse de informaçõesacerca da biologia dos insetos, suaimportânciaagrícola e para o meioambienteemgeral, especialmentequanto à capacidade de polinização das plantas.

Públicoalcançado/característica do público:

Instituições de ensino (visitas agendadas)
Ensino superior: 822 alunos e 40 professores
Ensino médio: 3020 alunos e 186 professores
Ensinotécnico: 301 alunos e 29 professores
Ensino Fundamental: 7746 alunos e 541 professores
EducaçãoInfantil: 819 alunos e 89 professores
Terceira Idade: 206 alunos e 19 professores
Educação Especial: 17 alunos e 6 professores

Comunidadeemgeral(visitas com ou sem agendamento)
Comunidade: 915
Total geral 14.756

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):os resultados não foram apresentados.