PROMUD – conhecendo o funcionamento do corpo do homem e dos animais.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 0257/2005.
Início: 15/02/2005.
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DFS.

Parceiros: Secretaria de Assistência Social e Cidadania/Diretoria Técnica Institucional; Associação Sociedade Eticamente Responsável.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, Fundação dos Rotarianos de Maringá .

Clientela:

Resumo do projeto: O projeto PROMUD - CONHECENDO O FUNCIONAMENTO DO CORPO DO HOMEM E DOS ANIMAIS, tem como principal objetivo proporcionar à população leiga, em especial os alunos do ensino fundamental e médio, uma ampliação dos conhecimentos referentes à fisiologia humana e animal. Busca-se, divulgar em linguagem acessível, o conhecimento científico produzido por pesquisadores da área fisiológica, possibilitando ao visitante do Museu Dinâmico Interdisciplinar – PROMUD, a compreensão do funcionamento integrado de células, tecidos e órgãos que garantem a vida e possibilitam ao homem interagir com o mundo dos objetos e com o mundo dos outros. Além disso, o projeto preocupa-se em mostrar aos visitantes as alterações, morfológicas e funcionais que os órgãos e o corpo como um todo, sofrem quando submetido a hábitos inadequados, tais como vícios e alterações ambientais como poluição, desmatamento, etc. Durante o período de vigência deste relatório foram realizadas 15 palestras na forma de cursos de capacitação sobre o funcionamento do corpo humano em ambientes de empresas (CIPAT), em colégios do ensino fundamental e médio. Além disso, atendimento a cerca de 1000 pessoas entre comunidade leiga e estudantes do ensino fundamental, médio e portadores de necessidades especiais no ambiente próprio do museu.

Equipe envolvida em 2008:

Marcílio Hubner de Miranda Neto (2h/a);
Sonia Lucy Molinari (2h/a);

Alunos de graduação da UEM:
Mayse Otofuji;
Erica khatlab Kuraoka