topo frente

Cérebro: da pesquisa para o cotidiano.

 

Processo nº: 15145/08
Órgão Proponente: Museu Dinâmico Interdisciplinar
Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório):
Órgãos financiadores (se possível com n°de processo de valor):
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DCM; Associação SER Maringá / Lions Club Universitário  (SER)
Apoio/Parceiros:

Resumo do Projeto: Este projeto desenvolvido no Museu Dinâmico Interdisciplinar representa uma maneira de transferir os conhecimentos científicos referentes à neurociência produzidos nos laboratórios para a comunidade em geral de modo objetivo, e dessa forma contribuir para a disseminação dos conhecimentos acerca do funcionamento do sistema nervoso, em especial voltado para à manutenção da saúde cerebral. E também uma ferramenta importante na qualificação dos acadêmicos da UEM, bem como da interação podem ser enriquecedoras e servir de base para o direcionamento de ações das instituições de ensino superior. 

Equipe envolvida em 2016:

Coordenadora: Silvana Regina Melo
Docentes da UEM: Carmem Patricia Barbosa Lopes, Marcílio Hubner de Miranda Neto, Nelson Alessandretti de Mello Lemos, Lucas Brunati  Gremaschi, Luiz Felipe Moraes Schwerz Bonadiman Blanco, Juliany Oliveira Zanuto, Bárbara Carolina Lima de Oliveira, Natalia Maria Weber
Alunos da UEM: Natalia Maria Weber, Ana Carolina Teixeira, Tuany Caroline Bernardi, Marília Daefiol Herrero Gomes, Suellen Barroso Bitencourt, Bianca Stephany Martins Aliski, Guilherme Theobaldo Ragioto
Técnicos administrativos da UEM:

Ações desenvolvidas no ano de 2016: Participamos da Semana Nacional do Cérebro cuja arrecadação foi destinada ao MUDI por meio da palestra “Cicatrizes do estresse infantil no cérebro e comportamento: culpa do pai, da mãe ou da sociedade? Além destas ação, neste ano foi reunido grupo de acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá que voluntariamente se envolveram na elaboração da exposição “Como o estresse molda nosso cérebro antes e depois do nascimento”. Após leitura de artigos científicos específicos, os grupos elaboraram estratégias de divulgação do tema por meio da organização de material biológico e didático. Entre o material biológico e didático foram desenvolvidas as seguintes atividades: 1) Dissecação para elaboração de coleção de fetos a fim de evidenciar as fases do neurodesenvolvimento pré-natal. 2) Coloração de lâmina histológica para evidenciação de neurônios do cérebro. 3) Elaboração de vídeo científico com o tema: estresse pré-natal e formação do cérebro. 4) Elaboração de 10  baners com a temática da exposição.     

Público alcançado/característica do público:Público leigo beneficiado com visitas espontâneas: 2.506 pessoas
Público atendido na sede do MUDI mediante agendamento: 18.841 pessoas
Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):
Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

 

 

 

Equipe envolvida em 2013:

 

Silvana  Regina de Melo

 

Marcílio Hubner de Miranda Neto

 

Carmem Patrícia Barbosa

 

Tânia Machado

 

Fabiela Patrícia Siqueira de Oliveira

 

Oliver Gustavo de Vargas

 

Coordenador: Silvana  Regina de Melo

 

Docentes da UEM:

 

Marcílio Hubner de Miranda Neto

 

Carmem Patrícia Barbosa

 

Alunos da UEM: 

 

Fabiela Patrícia Siqueira de Oliveira

 

Oliver Gustavo de Vargas

 

Técnicos administrativos da UEM: Tânia Machado

 

Ações desenvolvidas no ano de 2013:

 

pastedGraphic.png

 

Produção científica e técnica (arquivo ou link de resumos apresentados em eventos, artigos publicados, etc):

Divulgações na mídia (matéria escaneada ou link de matéria ou vídeo na internet):

 

Equipe envolvida 2011:

Coordenadora: Silvana Regina de Melo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Público Beneficiado em 2011:

Ensino Infantil: 322 alunos e 20 professores;
Ensino Médio: 7336 alunos e 457 professores;
Ensino Superior e Técnico: 497 alunos e 40 professores;
Outras Instituições: 371 alunos e 33 professores.

Docentes da UEM:
Silvana Regina de Melo

Marcilio Hubner de Miranda Neto

Técnicos:
Tânia Machado

Acadêmicos de Graduação da UEM:
Ligia Fernandes da Silva
Eloiza Muniz Capparroz





Equipe envolvida 2010:

Coordenadora: Silvana Regina de Melo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Docentes da UEM:
Silvana Regina de Melo
Marcilio Hubner de Miranda Neto
Sonia Lucy Molinari

Técnicos:
Tânia Machado
Maria Inês Gomes da Silva

Docente de outra instituição:
Sandra Regina Stabille

Acadêmicos de Graduação da UEM:
Josine de Paula Jorge.
Rafael Escudeiro Chagas.
Emelice Fabricia Dias.
Raquel Terezinha Luiz.
Ana Cecilia Durigan.

Voluntários da Comunidade:
Tatiana Andréa Zaramella de Lima.

Pós-Graduando:
Hellenton Christian Barrena .

Público alcançado:
Professores da Educação Infantil: 36
Alunos da Educação Infantil: 549
Professores do Ensino Fundamental: 121
Alunos do Ensino Fundamental: 1977
Professores do Ensino Médio: 41
Alunos do Ensino Médio: 861
Professores do Ensino Superior: 11
Alunos do Ensino Superior: 202
Público leigo em visita espontânea: 1497

Produção:
Comunicações: 1
Palestras em eventos: 1 (Público atingido: 40 pessoas)
Palestra para a comunidade: 1 (Público atingido: 40 pessoas)

Equipe envolvida 2009:

Coordenadora: Silvana Regina de Melo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Docentes da UEM:
Silvana Regina de Melo
Marcilio Hubner de Miranda Neto
Sonia Lucy Molinari

Técnicos:
Tânia Machado
Maria Inês Gomes da Silva

Docente de outra instituição:
Sandra Regina Stabille

Acadêmicos de Graduação da UEM:
Josine de Paula Jorge.
Rafael Escudeiro Chagas.
Emelice Fabricia Dias.
Raquel Terezinha Luiz.
Ana Cecilia Durigan.

Voluntários da Comunidade:
Tatiana Andréa Zaramella de Lima.

Pós-Graduando:
Hellenton Christian Barrena .