Conhecendo a Química dos Tecidos e Fluídos Corporais.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD)
Processo nº: 5885/02
Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): DCM.

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER-Maringá (Sociedade Eticamente Responsável de Maringá), Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Clientela: Professores e alunos do ensino fundamental, médio e comunidade em geral.

Resumo do projeto: O presente projeto terá como principal objetivo socializar conhecimentos sobre os aspectos químicos e bioquímicos dos tecidos animais com os estudantes e professores do ensino básico. As ações serão desenvolvidas na sede do MUDI e por meio de cursos e palestras oferecidas em eventos. Inicialmente será realizado treinamento para monitores e elaboração de painéis contendo fotomicrografias que possibilitem compreender as características químicas dos tecidos a partir de sua afinidade por corantes. Serão também realizados experimentos relacionados a coloração de tecidos animais e a avaliação das características químicas dos fluidos corporais. Serão executadas ações interdisciplinares que elucidam a atuação de enzimas proteolíticas e hidrólise ácida nos processos normais de remodelagem óssea, bem como nos casos de osteoporose.

Ano 2016:

Coordenador: Eneri Vieira de Souza Leite Mello
Docentes da UEM: Eneri Vieira de Souza Leite Mello, Fernanda Losi Alves de Almeida, Juliana Vanessa Colombo Martins Perles, Simone Fiori
Alunos da UEM: Bárbara Scorsim Arjona (RA 95239) – Ciências Biológicas, Gustavo Yukio Tanaka Lisboa (RA 95243) – Ciências Biológicas, Jhonathan Yoshiaki Namba (RA 88485) –Química.

Ações desenvolvidas no ano de 2016:
O objetivo do projeto é demonstrar como a química está presente no nosso corpo e em nosso cotidiano e socializar conhecimentos dessa disciplina com os visitantes. São realizados experimentos demonstrativos e interativos, apresentados por monitores acadêmicos da UEM, treinados para este fim. O projeto foi dividido em etapas: Etapa 1 – Manipulação de objetos, com apresentação da tabela periódica e manuseio de alguns elementos; Etapa 2 – associação de ideias entre conceitos químicos e o cotidiano, realizando uma introdução teórica tanto da tabela periódica quanto dos experimentos realizados no laboratório; Etapa 3 - realização e de experimentos como Chuva Ácida, Indicadores de PH, Descalcificação Óssea, Reação do Bafômetro e Reação Exotérmica. Neste ambiente, no ano de 2016 foram atendidos 567 alunos da Educação Infantil; 2534 do Ensino Fundamental; 7.856 do Ensino Médio; 255 do Ensino Superior; 370 do Ensino Técnico e 149 da Educação de jovens e adultos. Estas atividades além de ocorrerem no âmbito do Museu, também ocorreram em quatro exposições do Projeto “Muditinerante”, quando foram atendidas 950 pessoas. As atividades desenvolvidas também geraram trabalhos que foram apresentados no 14o Fórum de Extensão e Cultura da UEM e no I Fórum de Integração da UEM. Durante o desenvolvimento do projeto foi perceptível a dificuldade de assimilação dos conceitos básicos de ciência aprendidos na escola, principalmente de comunidades onde o acesso ao conhecimento científico é deficiente. Após a conclusão de todas as etapas foi notável o interesse dos alunos pelos temas abordados e a analogia da química dos livros com o cotidiano. Com os resultados alcançados conclui-se que o projeto de extensão estimulou a busca do conhecimento cientifico dos alunos atendidos atuando como mediador entre a comunidade e a universidade.

Público alcançado/característica do público: Escolares e professores do Ensino Básico, Universitários e comunidade em Geral

Produção científica e técnica: Resumos de trabalhos apresentados no Fórum de Extensão - UEM e no FORINT – UEM: http://www.dex.uem.br/forum/images/14forum/Trab%20Aprov%20Preliminar%20FOREXT%20U EM%202016.pdf ;

Barbara

Equipe envolvida em 2002:

Coordenador: Eneri Vieira de Souza Leite Mello - evsmello@uem.br

Eneri Vieira de Souza Leite Mello
Juliana Vanessa Colombo Martins Perles

Técnicos:
Juliana Vanessa Colombo Martins Perles

Acadêmica de graduação da UEM:
Pâmela Rafaela Martins