Elaboração de chaves dicotômicas.

Unidade responsável: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Subunidade responsável: Programa Museu Dinâmico Interdisciplinar (PROMUD).
Processo nº: 0681/2005.
Início: 01/04/2005.

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas):

Apoio: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, SER-Maringá (Sociedade Eticamente Responsável de Maringá), Lions Club Universitário Integração e Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Clientela: Acadêmicos do ensino médio e superior e professores do ensino médio.

Resumo do projeto: O projeto tem por objeto a elaboração de chaves dicotômicas ilustradas de insetos adultos mais comuns do Brasil para serem utilizadas em cursos de ensino médio e de graduação. Contará de uma chave em nível de ordem (ensino médio e superior) e de vinte e uma chaves em nível de família (ensino superior). As ilustrações serão recolhidas de livros e/ou sites, e servirão para facilitar o entendimento do aluno para a identificação do indivíduo que estiver analisando. A descrição morfológica constante nas chaves será baseada em livros didáticos. Considerando que alguns desses livros são traduções de literatura estrangeira, constam de grupos e/ou características não comuns aos insetos coletados em nossa região e, mesmo os do Brasil, o que torna o manuseio complexo e dificulta o aprendizado de nossos acadêmicos. Desse modo, as chaves elaboradas buscarão sintetizá-las sem, contudo, deixar de conter as características mais visíveis e importantes da entomofauna Brasileira. Após a elaboração, as chaves ficarão disponíveis para consulta pela comunidade universitária e extra-universitária na página, além disso, serão mantidos um painel com as chaves no Museu Dinâmico e uma exposição de insetos.

Equipe envolvida em 2005:

Coordenadora: Izabel de Fátima Andrian - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">

Docentes: 01

Síntese das atividades desenvolvidas em 2005: Foi elaborada a chave dicotômica para as principais ordens da Classe Insecta, devidamente ilustrada e algumas chaves das principais famílias das ordens, também ilustradas. Para obtenção dos dados pesquisou-se em livros didáticos e em consultas em sites. Algumas ilustrações foram obtidas de livros por “scanner".