Brincando e aprendendo ciências com jogos

Título: Brincando e aprendendo ciências com jogos

Processo nº: 0805/2006

Órgão Proponente: Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM

Parceiros na realização do projeto (no período de abrangência deste relatório): não há

Órgãos financiadores: não há

Outros órgãos da UEM envolvidos (siglas): PEC, DBI

Apoio/Parceiros: CNPq, FADEC, Receita Federal, Vitae, Secretaria Nacional da Ciência e tecnologia para a Inclusão Social, Fundação dos Rotarianos de Maringá.

Equipe envolvida:
Coordenador: Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre

Marcílio Hubner de Miranda Neto

Alunos da UEM:
Pedro Rogério Soares Fiths (bolsista)
Josiane Alves dos Santos
Maria Júlia Camilo Silva
Samara Colaoto Herreiro

Técnicos administrativos da UEM: não há

Ações desenvolvidas no ano de 2010:
Este projeto tem como objetivo a confecção de jogos didáticos para o público infantil que visita o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI, Bloco O-33), com especial atenção aos da pré-escola e primeiros anos do ensino fundamental. Estes pequenos visitantes melhor entendem alguns dos conceitos da área biológica com o auxílio de jogos com cartas e/ou tabuleiros ilustrados, e em adição os acadêmicos do curso de ciências biológicas da UEM também tem a oportunidade de desenvolverem habilidades de planejamento e execução de jogos destinados ao referido público. Desta forma, nem todos os visitantes do MUDI, que em sua maioria são das últimas séries do ensino fundamental e também do ensino médio, são atendidos por este projeto.
No período de abrangência deste relatório os diversos jogos confeccionados em anos anteriores foram usados durante as visitas ao MUDI. Em adição, foi planejado 01 outro jogo de tabuleiro, o qual foi utilizado para a elaboração do trabalho científico apresentado no XII Encontro de Biologia – XXV Semana da Biologia, com o título “Desvendando a botânica com auxílio de um jogo infantil”. Neste jogo são apresentados 10 grupos de plantas e algumas curiosidades sobre elas.

Público alcançado/característica do público:

Beneficiários:
Estudantes de Ensino Médio, fundamental e Superior - 350
Professores do Ensino Médio, Fundamental e Superior - 8
Comunidade em geral - 60

Total de beneficiários - 650

Ações desenvolvidas no ano de 2011:
Nesse período de abrangência foram realizadas novas revisões bibliográficas e organizados/refeitos as peças dos jogos já em uso no Mudi.

Público alcançado/característica do público:

Beneficiários:
Estudantes de Ensino Médio, fundamental e Superior - 130
Professores do Ensino Médio, Fundamental e Superior - 5
Comunidade em geral - 35

Total de beneficiários - 170

O projeto de extensão acima encontra-se suspenso, por tempo indeterminado, a partir do dia 10/03/2012. Tendo em vista as dificuldades de se encontrar acadêmicos interessados jundo ao curso de Ciências Biológicas da UEM.