16 a 20/11 - Educação Fiscal e Ambiental no FeraComCiência (Módulo Ibaiti)

Período: 16/11/2009 a 20/11/2009.

Local: Ibaiti.

Público alvo: Professores e alunos do Ensino Básico e Superior e comunidade em geral.

Carga horária: 56 horas

Coordenadores: Marcílio Hubner de Miranda Neto; Sônia Trannin de Mello; Gisele Ramos Fagundes.

Parceiros: Secretaria de Estado da Educação/NREI; SETI; SER-Maringá; MUDI/UEM; Receita Federal; Receita Estadual.

Programa realizado pela equipe do MUDI:

1) Exposição científica (Biologia e Física) com 700 metros quadrados em que se utilizou animais taxidermizados, esqueletos de animais, plantas naturais e artificiais na reprodução de um ecossistema  enfocando o mundo com e sem água. Exposição interativa com vários experimentos da área de física - público alcançado: 1600 pessoas.
2) Três apresentações da peça de teatro educativo " O Auto da Barca do Fisco" com alcance de um público de 950 pessoas.
3) Duas apresentações da peça de teatro educativo" A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira" com alcance de um público de 900 pessoas.
4) Uma apresentação do musical "Música, Poesia e Meio Ambiente" com alcance de público de 500 pessoas.

5) Realização das seguintes oficinas:

1 - A astronomia e a física do meio ambiente. Ministrante: Alice S. Iramina. Público: 40 alunos do Ensino Básico.

2 - Biologia celular e tecidual. Ministrante: Eneri Vieira de Souza L. Mello. Público: 41 alunos do Ensino Básico.

3 - A pegada ecológica como ferramenta para preservação ambiental. Ministrante: Helenton Cristhian Barrena. Público: 42 alunos do Ensino Básico.

4 - A homeostase química dos fluidos corporais. Ministrante: Juliana Vanessa C. M. Perles . Público: 40 alunos do Ensino Básico.

5 - Música e poesia para tratar de cidadania e meio ambiente. Ministrante: Marcia Clotilde F. Capellete . Público: 44 alunos do Ensino Básico.

6 - A física implícita na preservação do meio ambiente. Ministrante: Marcos Fernando S. Alves . Público: 40 alunos do Ensino Básico.

7 - Efeitos do consumo de cigarros sobre a saúde de nosso planeta. Ministrante: Maria Auxiliadora M. Gutierre. Público: 36 alunos do Ensino Básico.

8 - Show da física. Ministrante: Mayse Otofuji. Público: 40 alunos do Ensino Básico.

9 - O fantástico mundo dos equívocos: os erros do dia-a-dia e suas implicações para o meio ambiente. Ministrante: Robson Ferrari Muniz. Público: 40 alunos do Ensino Básico.

10 - Museus de Ciências: espaços para vivências científicas, tecnológicas e construção da cultura científica. Ministrante: Sônia Trannin de Mello. Público: 41 alunos do Ensino Básico.

11 - Relações entre a cultura geral, arte, cultura científica, tecnologia, meio ambiente e cidadania. Será que isto é possível? Ministrante: Marcílio Hubner de Miranda Neto. Público: 28 professores do Ensino Básico.

12 - Brincando com arte. Ministrante: Vera Lemahnn. Público: 32 alunos do Ensino Básico.

13 - Uso de tecnologias simples para prevenir agravos ao aparelho fonador do professor frente ao desgaste provocado pelo uso excessivo e pela poluição sonora. Ministrante: Marcelo Henrique Galdioli. Público: 33 professores do Ensino Básico.