Eventos

20/04 a 11/06 - III Jornada Interdisciplinar de História, Ciência, Arte, Tecnologia e Meio Ambiente em espaços não formais de Educação do Rio de Janeiro e de Petrópolis

Número do Processo:
6138/13
Público: 40 pessoas (Alunos e professores do Ensino Básico e comunidade em geral)
Coordenadores:
Marcílio Hubner de Miranda Neto
Isabel Ferreira da Silva Chagas
Débora de Mello Gonçales Sant'Ana
Marcelo Biondaro

Parceiros: CAE; Lions Universitário

Comissão Organizadora:
Gilberto Gumieri (2h/a)

Ministrantes:
Marcílio Hubner de Miranda Neto (2h/a)
Marcelo Biondaro (2h/a)
Débora Cristina Ravagnani (2h/a)
Tania Regina Machado (1h/a)
Isabel Ferreira da Silva Chagas (1h/a)

Justificativa: O Projeto: “O Rio que muitos não viram” tem como proposta contribuir para a reflexão sobre diferentes alternativas de ensino e aprendizagem. É sabido que construir o conhecimento é mais que promover a fixação de conceitos, é, sobretudo, promover situações de aprendizagem que possibilitem ao sujeito a formação para interagir no meio. A construção dessas situações é um desafio para os profissionais preocupados com a educação. Assim, pesquisas apontam que espaços fora do ambiente escolar, mais comumente conhecidos como não-formais, são percebidos como importante recurso complementar às práticas pedagógicas, sendo uma alternativa de aquisição de conhecimentos além do ambiente escolar. E é como citado por Vygotsky: "qualquer modalidade de interação social, quando integrada num contexto realmente voltado para a promoção do aprendizado e do desenvolvimento, poderia ser utilizada, portanto, de forma produtiva na situação escolar.” Para o desenvolvimento do conhecimento faz-se necessárias intervenções, por intermédio das várias formas que se dá a educação. O contato com espaço e ambientes como museus, teatros, igrejas, cinemas, mesquitas, tem sido apontado como excelente forma de apreensão do conhecimento em suas múltiplas vertentes: história, ciência e cultura. Na perspectiva da interdisciplinaridade, a visitação de estudo é uma oportunidade de integração dos diversos aspectos do currículo, fomentando também a articulação com as formas de gestão. Desta forma, este projeto visa estimular a capacidade de observação, reflexão crítica, provocando a curiosidade e valorização das múltiplas formas de gestão nos espaços públicos, relacionando com a educação formal.

Bem Social: Este evento oportunizou aos docentes do ensino básico e superior, melhor conhecimento de como utilizar recursos da comunidade para dinamizar o ensino. Desta forma entendemos que há uma colaboração para melhorar a qualidade de ensino de escolas públicas e privadas. Alem disto, a visitação a museus, teatros e parques é uma forma de contribuir para formação de publico nestes espaços.