01 a 05/09 – Fera Com Ciência - Módulo Cambará / VIII Mostra do MUDI

Período: 01 a 05/09/2008

Local: Casa da Cultura, Associação Comercial, Escolas Estaduais, Centro de Eventos - Cambará

Fonte de financiamento: Secretaria de Estado da Educação e SETI.

Realizadores: Secretaria de Estado da Educação/NRE de Ibaiti/NRE de Jacarezinho; MUDI - UEM.

Processo: 9069/2008.

Atividades Realizadas pelo MUDI:

1)Curso de Extensão (preparatório para o Fera Com Ciência):

Metodologias para a produção e socialização de conhecimentos científicos pelas Escolas da Educação Básica”. Marcílio Hubner de Miranda Neto.

Participante Módulo Ibaiti: 68 professores

Participante Módulo Jacarezinho: 58 professores

2) Oficinas:

2.1 - A importância de se comunicar bem: morfofisiologia básica da voz e o uso do microfone. Marcelo Henrique Galdioli e Sonia Trannin de Mello

Participantes: 30 professores

2.2 - A música e poesia como estímulo para despertar a consciência cidadã e ambiental.  Enéias Ramos de Oliveira; José Ribeiro da Costa; Marcia Clotilde Facci Capelette.

Participantes: 60 alunos

2.3 - Oficina básica de cenotécnica teatral. Reinaldo de Castro Soriani.

Participantes: 30 alunos

2.4 - Modelagem e escultura em argila. Valmir Batista da Silva.

Participante: 40 alunos

2.5 - Brincando e Aprendendo Física. Alice Sizuko Iramina. Acadêmicos: Cleber Moreira de Souza e Fábio Aparecido da Costa.

Participantes: 60 alunos

2.6 - A Homeostase Química dos Fluídos Corporais. Juliana Vanessa Colombo Martins Perles.

Participantes: 50 alunos

2.7 - Construindo Células Animais. Maria Raquel Marçal Natali

Participantes: 50 alunos

2.8 - Pegada Ecológica: Afinal o que é isso? Mayse Otofuji e Helenton Cristhian Barrena

Participantes: 60 alunos

2.9 - O Fantástico Mundo dos Equívocos. Nayara Boto Nagashima. Acadêmicos: Rafael Salvalagio Martins e Robson Ferrari Muniz

Participantes: 60 alunos

2.10 - Influência dos Relógios Biológicos no Desempenho Físico e Mental através de Expressão Corporal. Professor Orientador: Marcílio Hubner de Miranda Neto. Acadêmica: Vera Lehmann

Participantes: 60 alunos

3) Montagem do Projeto Muditinerante: Conjunto de exposições enfocando Botância, Anatomia Humana e Animal e diversas áreas de Física e Educação Fiscal ocupando uma área de 750m2, onde atendeu um público de aproximadamente 4000 pessoas entre alunos, professores e comunidade em geral. A montagem contou com as seguintes exposições temáticas:

3.1 - O lúdico e a desmistificação da física do cotidiano – a física faz o show. Docente: Orientadora: Prof. Msc. Alice Sizuko Iramina. Monitores:     Fábio Aparecido da Costa,  Flávia Regina Estrada,  Jéssica Fabricia Barbosa,  Nayara Boto Nagashima,   Robson Ferrari Muniz.

3.2 - Giroscópio Humano: uma oportunidade para aplicar conhecimentos de física, química e história da ciência de maneira interativa. Docente Orientador: Eduardo Hluchow. Monitores: Fernando da Silva Calsavara, Murilo Martins,Rafael Salvalagio Martins.

3.3 - Belezas do Fundo do Mar. Docentes: Érica Kathlab Kuraoka e Paulina Croceta

3.4 - A Beleza explicita e a beleza oculta: uma viagem pelo corpo dos homens e dos animais. Docentes: Eneri Vieira de Souza Leite Mello, Helenton Cristhian Barrena, Marcia Marta Hoff. Auxiliar: João Batista Alves de Assis

3.5 - O mundo com e sem água: Docente: Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto.                Monitores: Tâmara Francislaine Santana, Ademir de Lima, Juares dos Santos, Luiz Carlos Geraldo, Paulo Sérgio Domingues.

3.6 - Tabagismo e Alcoolismo: Conhecer e Prevenir. Docente: Profa. Ms. Sônia Trannin de Mello. Auxiliares para atendimento ao público: Gilberto Gumieri e Jéssica Melo.

4) Espetáculos educativos:

4.1 – Duas apresentações da peça teatral: “O Auto da Barca do Fisco”

Público: 200 professores e alunos do Ensino Básico e 200 participantes da comunidade em geral.

4.2 – Duas apresentações da peça teatral: “A Farsa do Fiscal que casou com a trambiqueira”

Público: 200 professores e alunos da Educação Básica e 150 participantes da comunidade em geral.

4.3 - Duas apresentações do espetáculo educativo:“Música poesia e para falar de Cidadania e Meio Ambiente”

Público: 400 professores e alunos do Ensino Básico.