Eventos

06 a 21/05 - O homem, seu corpo e suas ações no ambiente: uma abordagem interdisciplinar com olhar da anatomia humana, das tecnologias, da história e da arte

N° Processo: 02837/17
Período: 06/05 a 21/05/2017
Carga horária: 24h
Público alcançado (n° e característica do público):  38 pessoas (Professores e Alunos do Ensino Básico e Superior e Comunidade em geral)
Coordenação: Profº Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto; Débora Furlan Rissato; Helenton Cristhian Barrena; Mário Sérgio Lopes
Comissão Organizadora: Geyse Freitas e Isabel Ferreira da Silva Chagas
Órgão Proponente: Museu Dinâmico Interdisciplinar
Parceiros na realização: Departamento de Ciências Morfológicas, Coordenadoria de Apoio ao Ensino Básico, Centro Universitário Uningá, Associação de amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Itaipu

Programação (opcional):

Atividades Realizadas / Realizadores

Minicurso - Anatomia humana normal e patológica: abordagem interdisciplinar com olhar da ciência, da história e da arte.

- Relação anatomia e arte, possibilidades de abordagem no teatro anatômico interdisciplinar do MUDI (2h00).

Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto.

- Envelhecimento do esqueleto humano aspectos normais e patológicos Caracterização anatômica normal e patológica (2h00)

Prof. Ms. Mario Sérgio Lopes

- Desenvolvimento embriológico e fetal, em condições normais e teratogênicas (2h00)

Prof. Dr. Helenton Cristhian Barrena.

Oficina -  Pegada ecológica Repercussões da ação antrópica sobre o meio ambiente

Tópico 1 - O que é pegada ecológica (2h00)

Tópico 2- Rio Iguaçu: Um rio em perigo (3h00)

Tópico 3 - Exibição e discussão do filme "O Dia depois de Amanhã" (3h00)

Prof. Dr. Helenton Cristhian Barrena

Oficina - “Maravilhas do corpo humano”: Uma reflexão sobre os limites entre ciência, arte, ética e estética.

Prof. Msc. Mário Sérgio Lopes

Minicurso: Aspectos ecológicos, tecnologias de produção e implicações ambientais da geração de energia hidroelétrica: um olhar a partir da Itaipu Binacional. Prof. Dr. Helenton Cristhian Barrena.

Dinâmica de Grupo e Avaliação Final: O que aprendemos nesta jornada? Coordenação: Professores: Msc. Débora Furlan Rissato, Dr. Helenton Cristhian Barrena e Msc. Mário Sérgio Lopes.

06/05/2017 6h00

20 e 21/05/2017  8h