topo frente

Cursos

Período: 04/09/2009 a 22/09/2009.

Local: UEM.

Número do Processo: 7924/2009 - PRO

Público beneficiado: 39 professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e 3 pessoas da comunidade.

Carga horária: 36 horas

Coordenadores: Sônia Trannin de Mello.

Parceiros: UEM; CAE, DCM.

Programa previsto:

1 - Fundamentação teórica sobre metodologia para dinamização do ensino utilizando-se de excursões e exploração de recursos da comunidade.

Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto

 

2 – A arte que conta a história.

Profa. Débora Cristina Ravagnani

 

3 – Como Apreciar a Arte

Profa. Tânia Regina Machado

 

4 – A comunicação nos Museus

Profa. Dra. Regina Lúcia Mesti

 

5 – A Educação nos Museus

Prof. Dr, Marcílio Hubner de Miranda Neto

 

6 – A presença da geometria na construção e decoração de museus e prédios históricos

Prof. João Cesar Guirado

 

7 – Seminários apresentados pelos cursistas: coordenação Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto

1 - Compreendendo a arte e a história por meio da visitação à igrejas, teatros e prédios históricos;

2 -  Museu Nacional: História do Brasil e História Natural;

3 – Museus Históricos: Vivenciando a história à partir de objetos concretos

4 - Zoológicos enquanto espaço para o exercício das aprendizagens de zoologia, ecologia e educação ambiental;

5 – A química nos primórdios da vida

6 – A língua estrangeira nos espaços da divulgação científica 

8 – Objetos da Cultura Carajá: o que comunicam?

9 – Fundação Osvaldo Cruz e Museu da Vida : Aspectos históricos e vivências de Ciências e Biologia ;

10 – Planetários enquanto espaços de aprendizagem de astronomia e para explorar conceitos de Matemática;

11- Espaços de integração da educação formal e não formal

 

 Aspectos práticos: visitação, discussão e elaboração de síntese relacionada às experiências vivenciadas durante a visitação: Museu Nacional: explorando um museu de história natural; Zoológico do Rio: oportunidade de conhecer diversas espécies de animais; Teatro Municipal do Rio de Janeiro: aspectos históricos e arquitetônicos; Planetário da Gávea e Museu do Espaço: Um Jeito Lúdico de aprender astronomia; Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Igreja da Candelária, de São José e de Nossa Senhora do Carmo: possibilidades de reflexão sobre a história do Brasil; Fundação Osvaldo Cruz/Espaço da Biodescoberta; Museu Histórico Nacional. 

Prof. Dr.: Marcílio Hubner de Miranda Neto.

Prof. Dr: Sônia Trannin de Mello.