topo frente

Cursos

23/10 a 09/11 - Abordagem Interdisciplinar da utilização de viagens com visitação a Teatros, Museus, Parques, Zoológicos, Planetários e Prédios Históricos na dinamização do ensino – módulo Rio de Janeiro- Turma 2

 

Período: 23/10 a 09/11/2010.

Local: UEM e Rio de Janeiro.

Número do Processo: 9077/2010.

Público alvo: 42 pessoas da comunidade, sendo a maioria professores do Ensino Básico

Carga horária: 36 horas

Coordenadores: Marcílio Hubner de Miranda Neto.

Parceiros: DCM.

Programa realizado:

Item(ns) ministrado(s) / ministrante(s)

Carga horária

(horas)

23/10/2010
1 – Fundamentação teórica sobre metodologia para dinamização do ensino utilizando-se de excursões e exploração de recursos da comunidade.

Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto

 

2 – A arte que conta a história.

Profa. Débora Cristina Ravagnani

 

3 – Como Apreciar a Arte

Profa. Tânia Regina Machado

04/11 a 10/11/2010

4 – A Educação nos Museus

Prof. Dr, Marcílio Hubner de Miranda Neto

 

5 – Seminários apresentados pelos cursistas: coordenação Prof.Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto

1 -  Museu Nacional: História do Brasil e História Natural;

2 - Museus Históricos: Vivenciando a história à partir de objetos concretos;

3- Zoológicos  enquanto espaço para o exercício das aprendizagens de zoologia, ecologia e educação ambiental;

 4 - Dinossauros e megafauna do Brasil;

05 – Objetos e costumes dos povos indígenas do Brasil;

06 - Fundação Osvaldo Cruz e Museu da Vida: Aspectos históricos e vivências de Ciências e Biologia;

07 - Planetários enquanto espaços de aprendizagem de astronomia e para explorar conceitos de Matemática;


08 - Jardim Botâncio do Rio de janeiro: Histórico e utilizações
;

09 - Teatro Municipal do Rio de janeiro: aspectos Históricos, artísiticos e políticos de sua construção;

10 - Paço Imperial: significado histórico;

11 - Museus históricos e de Ciências, planetários e zoológicos enquanto espaços que integram a educação forma, não formal e informal.

 

 Aspectos práticos: visitação, discussão e elaboração de síntese relacionada às experiências vivenciadas durante a visitação: Museu Nacional - explorando um museu de história natural; Zoológico do Rio - aspectos históricos e oportunidade de conhecer diversas espécies de animais e trabalhar a educação Ambiental; Planetário da Gávea e Museu do Espaço: Um Jeito Lúdico de aprender astronomia; Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Igreja da Candelária, Igreja de São José e de Nossa Senhora do Carmo: possibilidades de reflexão sobre a história do Brasil; Fundação Osvaldo Cruz/Espaço da Biodescoberta; Museu Histórico Nacional. 

.Prof. Marcílio Hubner de Miranda neto (7h)

Prof.  Sônia Trannin de Mello (8h)


 

4

 

 

 

 

3

 

 

2

 

 

1

 

 

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15

 

 

 

 

 

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

36h