1 – Fundamentação teórica sobre metodologia para dinamização do ensino utilizando-se de excursões e exploração de recursos da comunidade.
Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto
2 – A arte que conta a história.
Profa. Débora Cristina Ravagnani
3 – Como Apreciar a Arte
Profa. Tânia Regina Machado
5 – A Educação nos Museus
Prof. Dr, Marcílio Hubner de Miranda Neto
6 – Seminários apresentados pelos cursistas: coordenação Prof.Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto
1 - Jardins Botânicos: aspectos históricos e biológicos
2 - Museu Nacional: História do Brasil e História Natural;
3- Zoológicos enquanto espaço para o exercício das aprendizagens de zoologia, ecologia e educação ambiental;
4 - Fundação Osvaldo Cruz e Museu da Vida: Aspectos históricos e vivências de Ciências e Biologia ;
05 – Planetários enquanto espaços de aprendizagem de astronomia e para explorar conceitos de Matemática;
06 - Espaços de integração da educação formal e não formal
Aspectos práticos: visitação, discussão e elaboração de síntese relacionada às experiências vivenciadas durante a visitação: Museu Nacional - explorando um museu de história natural; Zoológico do Rio - aspectos históricos e oportunidade de conhecer diversas espécies de animais e trabalhar a educação Ambiental; Planetário da Gávea e Museu do Espaço: Um Jeito Lúdico de aprender astronomia; Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Igreja da Candelária, Igreja de São José e de Nossa Senhora do Carmo: possibilidades de reflexão sobre a história do Brasil; Fundação Osvaldo Cruz/Espaço da Biodescoberta; Museu Histórico Nacional.
.
Prof. Sônia Trannin de Mello (4h)
Prof. Marcílio Hubner de Miranda neto (10h)
Prof. Simone Fiori (4h)
|