topo frente

Ambientes

Morfologia humana e animal

Morfologia humana e animal

Faça um visitação virtual pelo ambiente

Neste ambiente, o visitante tem a oportunidade de conhecer alguns aspectos da morfologia humana e animal, normal e patológica

Serão mostrados as seguintes exposições:

Quando surgiram esses animais e plantas?
Emprega-se 01 esqueleto de peixe, 01 de sapo, 01 de jacaré, 01 de dromedário, 01 de avestruz e 01 de humano, bem como exemplares de plantas da atualidade dispostos de maneira a possibilitar ao visitante questionamentos sobre o período de surgimento de diferentes espécies de animais e vegetais.

Dissecando com o olhar

Exposição que utiliza uma aquarela, 01 painel trans-iluminado, 01 esqueleto humano e 01 esqueleto de cavalo, para que o visitante, usando a imaginação, possa compreender a constituição do corpo humano e dos animais.

Reprodução de um ecossistema
Utiliza animais taxidermizados, esqueletos, plantas naturais e artificiais para apresentar ao visitante a diversidade da vida e os desequilíbrios causados pela presença do homem.

A evolução ontogenética do esqueleto humano
Utiliza 03 fetos diafanizados, 01 esqueleto de recém-nascido, 02 de crianças, 01 de adolescente, 01 de adulto jovem e 01 de idoso para mostrar a evolução do esqueleto desde a décima semana de vida intra-uterina até a senilidade. A exposição dá uma boa idéia da plasticidade óssea e permite ao visitante acompanhar as constantes transformações sofridas pelo esqueleto em cada fase da vida.



Osteopatologias
Estão expostas 35 peças anatômicas onde podem ser visualizadas as características ósseas de patologias como: artrite, osteoartrose, osteoporose, anquilose, osteofitose, fibromiosite, consolidação viciosa de fraturas e emprego de osteosínteses metálicas no reparo de fraturas.

Formas do crânio e da face humana
Estão expostas 18 cabeças ósseas humanas que evidenciam diferentes formas apresentadas pelos ossos do crânio e da face, relacionadas ao tipo constitucional, à idade, às deformidades e aos processos traumáticos e cirúrgicos.

Ações do álcool e do fumo no organismo
Conta com 27 peças anatômicas que permitem ao visitante comparar a anatomia normal com a anatomia patológica relacionada ao tabaco e ao alcoolismo. Estão expostas peças com cirrose hepática, atrofia cerebral, arterioesclerose, infarto do miocárdio, derrame cerebral e enfisema pulmonar.

Proporções do coração
O visitante compara visualmente 01 coração de humano, 01 coração de bovino e 01 coração de Baleia.